1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Abertura do Projeto "Floresta, um piano na Amazônia" envolveu o público na noite de domingo
Abertura do Projeto "Floresta, um piano na Amazônia" envolveu o público na noite de domingo Autor: Desconhecido

Abertura do Projeto "Floresta, um piano na Amazônia" envolveu o público na noite de domingo

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A noite iluminada e a brisa na Orla da cidade contribuíram para a noite de domingo (19) na frente d...

A noite iluminada e a brisa na Orla da cidade contribuíram para a noite de domingo (19) na frente do Centro Cultural João Fona (CCJF), se tornar ainda mais especial para o lançamento da parceria do "Projeto Cultura na Comunidade" da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) entre o "Projeto Floresta-Um piano na Amazônia", da pianista de abrangência internacional, a gaúcha Carla Ruaro.

O Projeto que será executado na Reserva Extrativista (Resex)Tapajós Arapiuns.

"O receptivo na cidade Santarém foi caloroso, o apoio do governo municipal é fundamental e estamos recebendo o retorno, estou com coração a mil para iniciar essa jornada para as comunidades e a Prefeitura aceitou o desafio. É muito importante poder levar as composições de paraenses, inspiradas nesta natureza envolvente da Amazônia ao conhecimento das comunidades ribeirinhas, o som do piano conectado ao som dos pássaros. E vamos oportunizar o espaço a arte dos comunitários, uma troca de cultura, a verdadeira interação nas artes", informou a instrumentista Carla Ruaro.

Ruaro explicou rapidamente sobre a afinação do piano, "eu apresentei ao público a ferramenta, algo aparentemente grosseira, a barra curvada de ferro, que possibilita o movimento de um instrumento tão delicado como piano. E média o tempo de afinação do instrumento dura 06 horas para alinhar as cordas", detalhou.

"Nós estamos aqui representando a Filarmônica Municipal de Santarém, e ficamos felizes pelo convite. A nossa instituição musical há 53 anos em ação, no objetivo principal de trabalho é o fomento a cultura. E participar deste lançamento só nos engradece a colaboração aos Projetos", disse, o primeiro violino do Quarteto e vice-presidente da Filarmônica Municipal, Rafael Brito.

O secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, reforçou a dinâmica, quando, "oportuniza diferentes artes para apreciação de pessoas das comunidades de rios, na área da Resex Tapajós Arapiuns, a primeira comunidade da rota, a Vila Franca. O curioso e inusitado da ação é de levarmos um piano de barco e serão oferecidos concertos, oficinas aos comunitários e o espaço será aberto aos talentos de cada localidade", disse, o titular da pasta no município.

Entre as músicas apresentadas por Carla Ruaro, a composição do maestro Wilson Fonseca, o "Uirapuru" no ritmo de carimbó, alegrou e muito a menina de 09 anos de idade, a Aline Isadora Baraúna, que foi aplaudida pelo público. Com muita propriedade no rebolado e nos pés dançou o carimbó. "Fiquei animadíssima, e um diferencial na vida, a oportunidade de dançar o carimbó, na interpretação da música do nosso saudoso maestro e ao som do piano, eu fiquei muito feliz e agradecida. Fantástico", disse emocionada.

A estudante, Lucidia Batista (15), disse que pela primeira vez assistiu a apresentação com o instrumento piano e avaliou como importante a proposta da junção dos Projetos. "É novidade apresentação dessa linha, e a atitude do governo foi positiva, ao levar a proposta dos Projetos aos ribeirinhos", destacou.

                                                             

CRONOGRAMA
Data / Base /Abrangência

20/11 Segunda  (Vila Franca) Maripá/ Campo Grande
21/11 Terça        (Tucumã) São Miguel/Nova Sociedade /São Sebastião
22/11 Quarta      (São Pedro ) Nova Vista/São José 1/Braço Grande/Piquiá
23/11 Quinta      (Mentai Alto) Mentai/ Monte Sião/ Vila Nova/ Cachoeirinha
24/11 Sexta       (Curi) Camará/Engenho/Nazário
25/11 Sábado    (Bom Futuro) Santo Antônio/São José 1/ Cutilé
26/11 Domingo (São Francisco) São João de Tapira/Atrocal/Mucureru /Gurupá/ Novo Gurupá
27/11 Segunda  (Atodi) Bacuri/Bacurizinho/ Arapiranga
28/11 Terça        (Vila Gorete) Trindade /Vista Alegre/Livramento
29/11 Quarta      (Vila Brasil) Coroca/ Bacabal/Arimum
30/11 Quinta      (Lago da Praia) Camuci/ Santa Luzia/ Nossa Senhora de Fátima
01/12 Sexta       (Urucureá) Aparecida/ Bom Jesus/Patacho/ Cuipiranga/ Piauí/Nova Sociedade do Urucureá.
02/12 Sábado   (Alter do Chão Praia)  Centro de Atendimento ao Turista – CAT.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.