1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. 3ª noite do Salão do Livro teve apresentações teatrais e lançamento de obra sobre a Cabanagem
3ª noite do Salão do Livro teve apresentações teatrais e lançamento de obra sobre a Cabanagem Autor: Desconhecido

3ª noite do Salão do Livro teve apresentações teatrais e lançamento de obra sobre a Cabanagem

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Santareno Wilverson de Melo, 26 anos, em sessão de autógrafos do livro baseado na dissertação de mes...

Santareno Wilverson de Melo, 26 anos, em sessão de autógrafos do livro baseado na dissertação de mestradoDuas apresentações teatrais abriram a terceira noite do 10º Salão do Livro do Baixo Amazonas, neste domingo (26), no Espaço Pérola do Tapajós, Parque da Cidade, em Santarém. Logo após, houve uma sessão de autógrafos para o lançamento do livro de um escritor santareno sobre a Cabanagem na região. Um show musical de carimbó encerrou a noite.

Uma "amostra grátis" dos espetáculos "A diferença" e "Isso é um homem", do grupo Iurupari, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que serão lançados no dia 7 de dezembro, na Casa da Cultura, foi apresentada logo na abertura da programação da segunda noite. O grupo é um projeto de extensão da universidade, que existe desde 2015 e qualquer pessoa pode participar. "A proposta do 'Isso é um homem' é um texto pós-dramático com vários questionamentos das relações humanas. Um pouco dessas discussões que vêm à tona no espetáculo. 'A diferença' é uma esquete de 15 minutos somente que faz uma discussão sobre o racismo, não só da cor da pele, mas institucional, que está presente no discurso do ódio entre as pessoas", explicou o coordenador do grupo, Leandro Cazula.

Em segunda apresentação no Salão do Livro em Santarém, abordando a temática infantil, o grupo de Belém Ayvu Rapyta apresentou "Catavento e lamparina, brincadeiras de menino e menina". "São histórias que remetem à infância. Ano passado viemos com outro repertório, a 'Ciranda dos bichos'. A gente se baseia na literatura infantil com canções antigas, trechos de canções populares, temos histórias autorais e fazemos essa mescla em nosso repertório", explicou a integrante da coordenação do grupo, Gilvanete Situba.

Um currículo acadêmico invejável com formação sólida credenciou o santareno Wilverson de Melo, 26 anos, a lançar o livro 'Tempos de revolta no Brasil oitocentista', obra resultado de 10 anos de pesquisas sobre a Cabanagem na região do Baixo Amazonas feitas pelo autor, que é doutor em história contemporânea pela Universidade de Évora (Portugal), mestre em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em história do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e graduado em história pelo Centro Universitário Luterano do Brasil de Santarém (Ceuls/Ulbra). "A obra surgiu como fruto da minha dissertação de mestrado na UFPE, foi adaptada para o formato de livro e, hoje, é uma das pouquíssimas obras sobre a Cabanagem de um escritor santareno. A obra está aí para contribuir e desmistificar toda uma construção de Amazônia como berço do ambiental, quanto pulmão. A principal teoria do livro é trabalhar a perspectiva de uma Amazônia insurgente. Muitas guerras, muitas revoluções, derramamento de sangue e muitas relações de poder", declarou.

A noite encerrou com apresentação do grupo Carimbatuque.

Programação
Segunda-feira (27/11)
PALCO PRINCIPAL
18h30 às 19h30 – Apresentação Teatral: "O processo de inclusão na sociedade" (Iespes)

19h30 às 20h30 - Encontro Literário: Mediador Tito Barata – Belém/PA – João de Jesus Paes Loureiro – Belém/PA ; Necivaldo dos Santos – Santarém/PA; Hélcio Amaral de Souza – Santarém/PA
Sala Pará (Espaço Multiuso)

9h30 às 10h30 – Oficina: "Construção de óculos de realidade virtual da Amazônia – Miritiboard" – Dilmar Cunha – Belém/PA

15h às 17h –Seminário Poesia, o país de um mundo sem fronteiras

15h às 16h – Conferência: "Poesia, o país de um mundo sem fronteiras" – João de Jesus Paes Loureiro – Belém/PA

16h às 17h – Palestra: "A poesia na prosa de Abguar Bastos" - Odenildo Queiroz de Sousa – Ufopa – Santarém/PA; Palestra: "As fronteiras entre ao realidade e ficção na poesia" – Edivaldo da Silva Bernardo - PAFOR/Alas – Santarém/PA

17h às 18h - Poetas Paraense – Lilia Silvestre Chaves
Malocão
9h às 11h – Espaço Educação – 5ª URE

15h às 17h – Apresentador Tito Barata – Belém/PA – Intervenção Artística: Maria Lídia – Santarém/PA
Papo Cabeça – "Escola, Família e Juventude: Diálogos Possíveis – Ednaldo Rodrigues – Santarém/PA
Biblioteca da Escola do Parque – NTM – Núcleo Tecnológico Municipal

9h às 12h – Oficina: BR Office Linux Educacional – Tarcísio Silva Ferreira – Santarém/PA

15h – Oficina: "Tecituras para um contador de histórias" - Ayvu Rapyta – Belém/PA
Tenda Espaço de Leitura e Cinema

9h às 12h - Contação de História – Egon Pacheco – SESC - Santarém/PA

15h às 18h – Roda de Conversa Forma s de Preconceitos (Iespes)
Área aberta da Escola Parque / Oficinas

9h às 11h – Oficina: Reaproveitamento de Resíduos Sólidos – Ronaldo Medeiros Gonçalves – Santarém/PA
Espaço Infantil - Área Interna - Semed

09h às 11h - Semed
15h às 18h - Projeto Ciranda de Arte
19h às 22h - Projeto Ciranda de Arte
Espaço Infantil – Área Interna Biblioteca Municipal / NTM

9h às 11h – NTM
15h às 18h – Oficina de EVA
19h ás 22h – Oficina de EVA
Sessão de Autógrafos – Secult – 20h30 – João de Jesus Paes Loureiro - Belém/PA

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.