As Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa) atuam de reforma integrada dentro as escolas municipais e creches realizando a ‘busca ativa’ dos grupos que podem receber a vacina contra a covid-19 e reforçando os protocolos de segurança para impedir o avanço da pandemia do novo coronavírus. Sete escolas e uma creche da rede municipal estão com atividades suspensas por decisões internas como medida de segurança e prevenção à covid-19. Dia 17 de dezembro é a data prevista para o encerramento do ano letivo 2021 das escolas da rede pública municipal.
As paralisações das aulas são medidas de prevenção e são acompanhadas de perto pela Semed, que disponibilizou aos gestores municipais um protocolo de segurança com orientações de como os gestores devem proceder em relação aos casos relacionados à covid-19 dentro das unidades.
Antes do retorno de forma presencial, a Prefeitura de Santarém em parceria com o Sindicato dos Profissionais da Educação (Sinprosan) se preocupou em vacinar com a 1ª e a 2ª dose todos profissionais da educação de Santarém. Além disso, a Semsa segue com a campanha de vacinação contra a covid-19. No último dia 10, a equipe de vacinadores deu início ao plano de imunização de adolescentes com 12 anos e realiza busca ativa dentro das escolas. O calendário está sendo montado de forma coletiva com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para definir as datas e as próximas escolas a serem contempladas. As aulas presenciais da rede municipal de ensino retornaram em agosto e incentivar vacinação é uma das alternativas para manter o ambiente escolar seguro.
Escolas com aulas suspensas temporariamente:
Além da escola Antônio de Sousa Pedroso, onde dois professores testaram positivo para a covid-19 e outros quatro funcionários estão em monitoramento, outras seis escolas comunicaram oficialmente a suspensão momentânea das atividades. Conforme o protocolo elaborado pelo Comitê Intersetorial da Semed, os gestores têm autonomia para tomar essa decisão. São elas:
Na região de várzea
Escola São Jorge / Tapará Grande
Nossa Senhora das Graças / Boa Vista do Tapará
Escola D. Pedro I / Tapará Mirim
Na região do rio Tapajós
Escola Santa Terezinha / Maripá
Na região de Planalto
Escola São José, na BR163 passou para aulas remotas até 26 de novembro.
Escola Antonio de Sousa Pedroso em Alter do Chão passou para aulas remotas até 03/12
Ainda no planalto, a escola Cícero Mendes suspendeu as aulas por conta de alguns alunos apresentarem sintomas gripais, nenhum caso confirmado de covid.
Creches
Apenas o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire se encontra com atividades suspensas devendo retornar após a sanitização do local.
O Protocolo do comitê em sua Dimensão Técnico Organizacional, cita:
É proposição do Comitê Intersetorial que a reabertura das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino, no segundo semestre do ano letivo 2021 seja gradual, facultativa e flexível, a partir das diretrizes e orientações gerais constantes neste documento:
Ø As UEs deverão retomar as atividades de seus comitês para tratar da implantação e monitoramento do plano de retorno, estabelecendo protocolos referentes aos cuidados sanitários para enfretamento da COVID-19, seguindo as orientações deste plano e seus anexos, respeitando as especificidades de sua realidade.
Ø Flexibilização da oferta educacional e reorganização do calendário escolar, para o cumprimento do ano letivo 2021.
Ø A equipe Gestora poderá firmar parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, de Assistência social e Universidades para realização de palestras sobre temas relevantes sobre a COVID-19 e questões socioemocionais.
Ø É de responsabilidade da equipe gestora e pedagógica acompanhar a organização das salas de aula, de modo a respeitar o distanciamento e o quantitativo de 50% dos alunos, conforme os protocolos e orientações de atendimento presencial escalonado.
Ações desenvolvidas pela Semed
Como parte das estratégias para conter o avanço do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação tem realizado sanitização nas escolas da rede.
Hoje, sexta-feira, uma equipe da saúde está na Escola Antonio de Sousa Pedroso (Borari), em Alter do Chão, realizando uma ação de saúde no local. As aulas na escola Borari devem retornar no dia 3 de dezembro.
A Semed em parceria com a Semsa permanece com o plano de imunização contra covid-19 de adolescentes com 12 anos ou mais que estudam na rede pública municipal. Até o momento, 21 escolas já receberam a ação com mais de 10 mil alunos sendo vacinados nessa faixa etária.
Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, a equipe de vacinação estará das 8h às 16h nas seguintes escolas:
29 – Escola Rotary / Caranazal
29 – Escola Nazaré Demétrio / Mararu
30 – Escola Maria da Conceição Figueira / Jaderlândia
30 – Escola Santo André / Santo André
30 – Escola Dom Floriano / Maracanã
A Secretária de Educação Maria José Maia da Silva disse que a pasta está tomando todas as medidas cabíveis para que não haja prejuízos aos alunos.
“Estamos em contato constante com as escolas e comunidades, disponibilizando profissionais para darem esse suporte, temos um protocolo pré-estabelecido que norteia e dá autonomia aos gestores para suspenderem as atividades em casos suspeitos, lembrando que a paralisação das escolas é apenas uma forma de prevenção e faz parte do protocolo e se precisar trocar algum gestor por questão de segurança à saúde do mesmo nós faremos de forma que a segurança seja garantida”, disse a titular da educação.