A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) via assessoria de ensino, realiza durante esta semana, no período de 7 a 11 de março, a Semana do Empoderamento Feminino. A cerimônia de abertura ocorreu hoje, 7, no hall de entrada da Semed.
A programação tem como tema “Lute por uma Mulher”, e é alusiva ao mês de março, dedicado às mulheres. Durante a semana todas as escolas da rede municipal, conforme previsto no calendário letivo 2022, irão refletir sobre o empoderamento feminino.
A solenidade contou com a presença da secretária de Finanças, Josilene Pinto e da secretária de Trabalho e Assistência Social e Primeira Dama Celsa Brito; da Coordenadora do Centro Maria do Pará, Poliana Braga; do Secretário Regional de Governo, Henderson Pinto e das assessoras de ensino e de assuntos educacionais, Jéssica Ninas e Gerusa Vidal representando a secretária de Educação Maria José Maia da Silva que por motivo de viagem não pode comparecer.
Esse é o terceiro ano consecutivo que a Semed realiza a Semana do Empoderamento Feminino sempre propondo um tema para a reflexão. Este ano a proposta é promover uma discussão acerca da responsabilidade social e individual frente a violência contra a mulher.
O secretário regional de Governo Henderson Pinto disse ser uma honra poder participar do evento e destacou que o tema ‘Lute por uma Mulher’ é um convite à sociedade para reconhecimento do sentimento de igualdade em relação às mulheres.
“Temos que reconhecer a cada dia que nós somos iguais. A mulher tem conquistado esse espaço e é essa igualdade, que cada um de nós que tem essa consciência, precisa buscar naqueles que ainda não tem”, disse Henderson ao citar a Prefeitura que tem em três secretarias – Educação, Finanças, Trabalho e Assistência Social – mulheres à frente somando prêmios importantes para o município.
A secretária de Finanças Josilene Pinto deixou uma mensagem a todas as mulheres. “A mensagem que eu deixo é que a mulher cada vez mais se ame, se valorize, se queira bem, se cuide, porque quando você está bem, quando você se cuida e se ama você está pronta pra amar seu próximo, amar sua família, seus colegas de trabalho, então minha mensagem é essa, lute por uma mulher mas, principalmente, lute por você”.
A coordenadora do Centro Maria do Pará, Poliana Braga, ministrou uma palestra sobre ‘Depoimento e Ação com mulheres vítimas de violência’. Segundo ela, os índices de violência contra a mulher estão cada vez mais alarmantes, e tiveram alta em tempos de pandemia.
“Esse evento é super importante porque fortalece ainda mais essa parceria junto à Semed, junto aos servidores e esse é o nosso papel, de trazer autonomia, empoderamento e destacar os direitos da mulher”, disse Poliana.
Ainda de acordo com a coordenadora, somente em 2021 foram mais de 10 mil procedimentos feitos pelo Centro Maria do Pará. Esse ano, em fevereiro, foram 1.700 casos registrados.
“Quanto mais abordarmos a prevenção junto com nossos parceiros, como a secretaria de Educação, será melhor para evitar que aquela criança ou adolescente seja o novo agressor ou a vítima. É de suma importância esclarecer o que é violência doméstica, o que violência psicológica, moral, patrimonial, sexual e física. Esse é o papel, prevenir e acompanhar nossas mulheres santarenas”, disse a coordenadora do Centro Maria do Pará.
A assessora de assuntos educacionais da Semed Gerusa Vidal que representou a secretária de Educação Maria José Maia afirmou que, ao convidar a sociedade santarena a lutar por uma mulher, a Secretaria propõe uma reflexão sobre a necessidade do enfrentamento de um problema e, ao mesmo tempo, se tornar parte de uma rede de apoio.
“Estamos precisando exercitar a empatia, nos colocar no lugar de outra pessoa em certas circunstâncias. Considero este um caminho valioso no combate à violência e até mesmo da rivalidade feminina. O nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou que não devemos julgar, mas sim exercitar a compaixão e, haverá momentos em que, pelo bem da mulher, desconhecida ou familiar, será necessário intervir. Como? Oferecendo ajuda, escutando, denunciando, quando necessário. Seja solidário e lute por uma mulher!”, finalizou Gerusa.
A secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, esteve presente representando o prefeito Nélio Aguiar. “Nós queremos reforçar o cuidado e a educação nesse lugar tão importante que é a escola trazendo esse tema do empoderamento, o conhecimento das políticas públicas para as mulheres. Recentemente temos visto tantas violações de direitos às mulheres, principalmente nessa pandemia. A Semtras junto com a Semed sempre trabalha na prevenção e estamos para somar na educação das futuras mulheres da nossa sociedade”, destacou a titular da Semtras.
A programação contou ainda com uma apresentação especial feita pelo casal Erlane Santos e Janderson Almeida, da Escola de Artes Emir Bemerguy. A dupla emocionou os presentes com a interpretação da música “Mudança” da cantora Vanusa.
A Semana alusiva ao Dia da Mulher prosseguirá nas escolas da Rede a critério de cada gestor/a refletindo o tema “Lute por uma Mulher”.