3. Educação
  4. Semana da Pátria 2023: mais de 7.500 alunos de escolas estaduais desfilam para grande público na Avenida Tapajós
Semana da Pátria 2023: mais de 7.500 alunos de escolas estaduais desfilam para grande público na Avenida Tapajós Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
A programação contou com 15 escolas do Estado e, também, a Escola Municipal Ubaldo Corrêa.

A programação da Prefeitura de Santarém alusiva à Semana da Pátria 2023 teve continuidade na noite dessa terça-feira, 5, com a participação de 15 escolas estaduais. A escola Deputado Ubaldo Corrêa, do município, foi a exceção. Juntas, as 16 escolas levaram 7.578 alunos ao desfile.

O prefeito Nélio Aguiar, ausente por conta de compromisso na agenda oficial, foi representado pela primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, que esteve acompanhada da secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, do secretário de Governo Emir Aguiar, da secretária de Finanças, Josilene Pinto, e do vereador Erasmo Maia.

O Instituto Maestro Wilson Fonseca abriu a programação. Na sequência, as escolas Plácido de Castro, Nossa Senhora Aparecida, Terezinha de Jesus Rodrigues e Dom Tiago Ryan.

As escolas estaduais escolheram o meio ambiente como tema do desfile. A  ordem de apresentação dos educandários, acordada entre os gestores, foi do menor para o maior número de alunos matriculados.

A tradicional Escola Pedro Alvares Cabral, com 810 matriculados, levou para o desfile 700 alunos. O educandário, fundado em 1968, destacou o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade: solução para futuras gerações.

Mensagem da Escola Pedro Álvares Cabral.

Rodrigues dos Santos, outra escola tradicional, fundada em 1947 pela Associação Comercial do Baixo Amazonas, desfilou com 500 alunos abordando o tema Colégio Rodrigues dos Santos: valoriza a riqueza da Amazônia através de planejamento sociocultural e ambiental. O educandário, também, ressaltou no desfile o Ideb 4.3, atingindo a meta estabelecida pelo Estado.

Fundada em 3 de maio de 1900, a Escola Frei Ambrósio, o educandário público mais antigo da cidade, levou 500 dos 756 alunos matriculados. Amazônia: identidade e resistência foi o tema do desfile conduzido pelo  professor Normando Santos, gestor da escola. A Banda Marcial Frei Ambrósio, atual campeã do Festival de Bandas e Fanfarras, foi outra atração muito aplaudida pelo público.

Escola Frei Ambrósio e sua mensagem de alerta.

A Escola Madre Imaculada desfilou com 600 alunos enfatizando o tema Protagonismo e Meio Ambiente, compromisso de todos lembrava uma das faixas.

Ubaldo Corrêa foi a única escola do município presente no desfile. Com um total de 1.280 alunos matriculados e 780 no desfile o educandário fez uma homenagem ao servidor Valdenil dos Santos Silva, o seu Bira, ele trabalha na escola desde sua fundação, em 1966, atuando na área da vigilância e, no momento, se recupera de um AVC.

Ubaldo também tem como atração a banda musical, composta por 100 integrantes. É uma das mais aguardadas do Festival de Bandas e Fanfarras.

Outra escola bastante aguardada pelo público Álvaro Adolfo da Silveira, fundada em 1º de maio de 1962 e com um corpo discente atualmente formado por 1.400 alunos, desfilou com 800 estudantes destacando o tema Pela defesa do Meio Ambiente e da Cultura Amazônica.

Um dos pelotões destacou o projeto Iniciação Musical, uma homenagem ao compositor e escritor santareno Maestro Wilson Dias da Fonseca (Isoca). A banda musical da escola, formada por 95 membros e comandada por Roniclei Batista, o soberano, apresentou composições do Maestro Isoca.

A Escola Almirante Soares Dutra, fundada em 1958, fechou a noite de desfiles levando 500 alunos para a avenida. O corpo discente atual é formado por 1.100 estudantes (é a maior escola em número de alunos matriculados). Destaque para o pelotão das marinheiras, formado por 60 componentes, representando a Marinha de Guerra do Brasil.

As "marinheiras", alunas da Escola Almirante Soares Dutra.

Outro destaque foi a Banda Marcial da escola, formada por 100 componentes e comandada por Júlio Heleno Lages, Agne Gomes, Lua de Andrade, Elisa Santos e Ricardo Santos. A evolução da banda arrancou muitos aplausos do público presente, aliás, o maior público já registrado durante os desfiles.

O professor Francisco Nascimento, da Diretoria Regional de Educação (DRE), antiga 5ª URE, comentou sobre a parceria Seduc/ Semed nos desfiles.

"O resultado é positivo, essa é uma parceria que tem dado certo, estivemos hoje com 15 escolas da rede estadual, apresentando uma temática voltada ao meio ambiente, haja visto que temos um grande evento pela frente, a COP 30, que vai acontecer em Belém e, também, porque nossa secretaria já colocou dentro do currículo o itinerário amazônico, que faz parte do contexto trabalhar o meio ambiente, então, é de grande relevância essa parceria Seduc/Semed  para que possamos, no dia da raça, dia da Amazônia, fortalecer esses laços entre as secretarias".

Ainda passaram pela avenida as escolas Belo de Carvalho, Frei Othmar, José de Alencar, Aluísio Martins e Rio Tapajós.

A programação continua nesta quinta, 7, com o desfile militar. Será na orla da Avenida Tapajós (entre as praças da Matriz e do Pescador), a partir das 7h30.