A qualidade da educação infantil de Santarém foi reconhecida e premiada nesta segunda-feira (10), em Brasília (DF), durante a Cerimônia de Entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.
Participaram da premiação as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação do país, que aderiram ao Compromisso Nacional 'Criança Alfabetizada'.
Santarém foi um dos 23 municípios paraenses a conquistar o Selo Ouro. O município recebeu pontuação máxima (100 pontos) nos critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC), que reconhece o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.
Presente na solenidade, a Secretária Municipal de Educação, Maria José Maia, comemorou o reconhecimento.
“Esse prêmio é o resultado de um trabalho realizado pela gestão municipal, que tem compromisso e responsabilidade social com dtodos os servidores. A junção dos nossos esforços que nos trouxe até aqui, em uma solenidade como essa, de nível nacional, porque assumimos o compromisso de alfabetizar as nossas crianças na idade certa. Esse é um momento de muita alegria. É muito bom poder levar o nome do nosso município tão longe. Que venham muitos outros prêmios e que nós possamos continuar trabalhando coletivamente para alcançar resultados como esse”, ressaltou.
O prêmio
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, lançado pelo Governo Federal no dia 23 de setembro, por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024, é uma das estratégias do Compromisso Criança Alfabetizada. A premiação avalia os esforços das Secretarias de Educação em prol da alfabetização considerando as seguintes dimensões:
1. Colaboração entre os entes federativos (Estados, Munícipios e Distrito Federal);
2. Institucionalização e implementação da política de alfabetização e/ou ações no âmbito da alfabetização de crianças;
3. Implementação das ações de formação de professores e gestores;
4. Distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.
No Pará, o Projeto de Alfabetização tem como articuladores regionais os professores Gisele Vidal, Alcindo Moisés e Jéssica Ninas. Já a articulação municipal tem à frente a professora Lidiane Maia e como formadores municipais os professores Eriane Oliveira, Marcio Farias, Patrícia Freitas e Arildo Nogueira. A equipe é responsável pela formação dos mais de 600 professores da rede municipal visando implementar em sala de aula novas práticas de alfabetização.
A Articuladora do Programa Alfabetiza Pará em Santarém, professora Jéssica Ninas, ressaltou a importância do prêmio para a educação santarena.
"Durante todo o ano de 2024, foram feitas várias ações como formações, avaliações, campanhas para que o processo de alfabetização pudesse ser, de fato, concretizado e que o objetivo de 100% das crianças alfabetizadas fosse atingido", pontuou.
Para concorrer ao Selo, as Secretarias Estaduais e Distrital devem ter pelo menos um articulador estadual da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), enquanto as Secretarias Municipais precisam contar com um articulador municipal da Renalfa.