3. Educação
  4. Programação especial comemora um ano da primeira Afroteca instalada em Santarém
Programação especial comemora um ano da primeira Afroteca instalada em Santarém Autor: Ascom MPPA

Programação especial comemora um ano da primeira Afroteca instalada em Santarém

Ronnie Dantas
Além da Willivane Melo, que funciona no Theatro Vitória, outras três Afrotecas estão instaladas nos Centros de Educação Infantil Paulo Freire, Antônia Correa e Maria Raimunda Pereira, uma iniciativa pioneira voltada para a educação antirracista.

Na última sexta-feira, 11, foi comemorado o primeiro ano de funcionamento da Afroteca Willivane Melo, no Theatro Vitória, em Santarém, oeste do Pará. Uma programação especial foi organizada para as crianças, com contação de histórias, bolo e parabéns. A afroteca é uma iniciativa pioneira voltada para a educação antirracista, instalada há um ano em Santarém, resultado de parceria do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do MPPA (Nierac), com o projeto Kiriku/AFROLIQ (Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana, Afro-Amazônica e Quilombola) da Universidade Federal Oeste do Pará.

O espaço funciona no Theatro Vitória, no centro da cidade, para leitura e atividades lúdicas, e recebe diariamente alunos e professores da Educação Básica de Santarém e do Baixo Amazonas, que são acompanhados por monitores que integram o projeto Kiriku, que atua com as relações raciais e literatura infantil antirracista nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) de Santarém.

Além do Theatro Vitória, outras três unidades foram inauguradas em novembro do ano passado por ocasião do mês dedicado à Consciência Negra. Através de parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) através do Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI/Semed) com o projeto Kiriku, da Ufopa. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) Paulo Freire, Antônia Corrêa e Maria Raimunda Pereira de Sousa foram os contemplados.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire conta com a Afroteca Amoras, uma biblioteca instalada em novembro do ano passado voltada ao estudo da cultura negra e afrodescendente para a educação infantil.

"Acredito que, além de acolher as crianças e incentivar a brincadeira e leitura na perspectiva afrocentrada em uma educação infantil antirracista essa biblioteca veio pra somar, pra complementar e fortalecer ainda mais o aprendizado das nossas crianças”, disse a coordenadora do Cemei, Geonilce Miranda.

O professor Luiz Fernando, que coordena o projeto, enfatizou que a programação para celebrar o primeiro ano da Afroteca foi preparada para as crianças, “porque a Afroteca foi pensada para elas, mas é um espaço de formação educacional para crianças, para adultos, para jovem, um espaço de educação antirracista para todas as idades”.

França destacou ainda que a Afroteca é um instrumento desenvolvido a partir de livros, jogos, instrumentos musicais, brinquedos, no sentido de promover o antirracismo entre as crianças a partir do ler, do brincar, do jogar, do interagir e de construir posturas e pensamentos sentimentos igualitários de respeito a partir da infância.

Colaborou Ascom MPPA