3. Educação
  4. Professores da rede municipal recebem certificação dos cursos de Libras e Braille
Professores da rede municipal recebem certificação dos cursos de Libras e Braille Autor: Divulgação Semed

Ronnie Dantas
Ofertados pela PMS, cursos capacitaram 118 profissionais.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com as Secretarias de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Saúde (Semsa), realizou na noite de ontem (28) a solenidade de formatura de mais uma turma de professores que concluíram os cursos de Libras e Braile ofertados pela gestão. Receberam certificados 103 alunos do curso de Libras e 15 no curso de Braile, totalizando 118 alunos.

A cerimônia, realizada na Casa da Cultura, contou com a presença do Vereador Andrio Rasera, do Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), Ronan Liberal Jr., da Assessora de Assuntos Educacionais da Semed, Gerusa Vidal, que representou a secretária de Educação Maria José Maia, do coordenador do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NDPD/Semtras), Marcicley Caldas Nogueira, representando a secretária de Trabalho e Assistênca Social, Celsa Brito,. e da coordenadora da Divisão de Educação Especial da Semed, Dineide Sousa, além dos professores Aurilane Barbosa (professora surda) e José Ribamar Lopes (professor cego).

Gerusa Vida representou a secretária de Educação Maria José Maia.

Esta certificação é a primeira do ano, porém já é a quarta turma formada. Desde 2021 a Semed, por meio da Divisão de Educação Especial, vem ofertando os cursos de Libras e Braille aos professores da rede municipal, com o objetivo de aprimorar o atendimento dos alunos com necessidades especiais.

"Por meio da qualificação em Libras, os professores poderão fortalecer o exercício da comunicação através da língua materna dos alunos surdos e oportunizar conhecimentos teóricos e práticos na área da deficiência visual, no caso, baixa visão e sistema Braille”, destacou a coordenadora da Divisão de Educação Especial da Semed, Profª Msc. Dineide Sousa.

Profª Msc. Dineide Sousa.

Para o coordenador do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NDPD/Semtras), Marcicley Caldas Nogueira, a formação continuada é importante, porque para o educadores do AEE e outros servidores da Prefeitura/Semtras/Semsa.

"Ao transferirem conhecimento aos educandos e ou prestarem atendimento público aos cidadãos, isto deve ser feito com a máxima excelência possível e não se conseguirá isto desta forma, sem atualizar e aprimorar seu capital intelectual, pois de acordo com a secretária Celsa Brito, é preciso capacitação contínua para entender e atender melhor as pessoas em especial o público PcD. Assim fazendo teremos maiores condições de promover a tão necessária inclusão social”, ponderou Marcicley.

A capacitação aos profissionais da educação iniciou em 15 de fevereiro com a aula inaugural e finalizou ontem, dia 28 de junho, com a certificação dos 118 profissionais da educação. Destes, 12 são vinculados à Semtras, formados com o curso básico em Libras e Braille, sendo certificados com 180 horas de curso e muito aprendizado.

118 profissionais receberam a certificação com carga horária de 180 horas.

"A gente fica com o coração muito feliz por ter contribuído como parlamentar, juntamente com os colegas vereadores com uma lei tão importante para nossa cidade e para a educação. Uma lei que já começou a dar frutos, pois já são mais de 400 profissionais qualificados desde 2021. A educação abre um horizonte imensurável de perspectivas para quem nela se dedica, quando você aprende a ler e escrever é um mundo sem fim que se abre e você proporcionar o conhecimento às pessoas que dele necessitam, para a gente é motivo de muita alegria", destacou o autor da lei municipal, o veredor licenciado Ronan Liberal Jr., hoje titular da Semdec.

Vereador licenciado Ronan Liberal Jr., autor da lei municipal.

Sobre a Lei de Libras

Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais – Libras foi reconhecida através da Lei n° 10.436/02. Determina-se que sejam garantidas maneiras institucionalizadas de apoio ao uso e difusão, bem como a inclusão da disciplina de Libras como parte integrante do currículo nos cursos de formação de professores.

Mediante a essa garantia, é que aprovada em 2020 a lei municipal, que inclui o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras nos programas de formação continuada em serviço da Semed para os profissionais da educação da rede municipal de ensino.

A Semed reforça o compromisso de qualificar sempre esses profissionais objetivando, além do cumprimento da lei, a formação continuada para promover a inclusão e a educação de qualidade.