3. Educação
  4. Prefeitura e Instituto ICBS lançam livro ‘Sofia Imbiriba – Uma Vida Dedicada À Educação’
Prefeitura e Instituto ICBS lançam livro ‘Sofia Imbiriba – Uma Vida Dedicada À Educação’ Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
O livro faz parte do Projeto “Memória Santarena”, volume 10, do ICBS

A Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação, e em parceria com o Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS) promoveram na manhã desta sexta-feira (30) o lançamento do livro Sofia Imbiriba – uma vida dedicada à Educação.

O livro faz parte do Projeto “Memória Santarena”, volume 10, do Instituto Cultural Boanerges Sena e tem como organizador o historiador e diretor do ICBS Cristovam Sena.

A programação contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, secretário de Cultura Luis Alberto Pixica, secretária de Educação Maria José Maia da Silva, secretário de Planejamento Econômico, Industria, Comercio e Tecnologia Ronan Liberal Jr, o Diretor do ICBS Cristovam Sena, o Gestor da escola Sofia Imbiriba Vagner Fernandes, além de Eunice Imbiriba Correa, representando a família da professora Sofia Imbiriba.

O lançamento da obra literária também foi prestigiado pelo ex-prefeito de Santarém Ronan Liberal, Chefe de Gabinete Paulo Jesus, poeta Renato Sussuarana, empresário Agostinho Coleta do Couto (ex-aluno da professora Sofia), Arquiteto e membro da família Ney Imbiriba e a Presidente do bairro da Liberdade com o vice, Eugênia Rego e Domingos Santos.

Com 142 páginas, o livro traz uma compilação de histórias de vida da homenageada contadas por amigos como Renato Sussuarana, Sebastião Imbiriba e Vicente Malheiros da Fonseca e também de momentos marcantes da professora que dedicou mais de mio século de sua vida à educação santarena.

Sofia Fernandes Imbiriba nasceu em 17 de setembro de 1902, em Santarém e aqui faleceu em 8 de setembro de 2001, nove dias antes de completar 99 anos, quando residia no Asilo São Vicente de Paulo. Não era casada e não teve filhos. Foram noventa e nove anos de dedicação, de patriotismo, de amor à sua terra e à sua gente.

“É um momento interessante de resgate pela contribuição que a família fez pela sociedade santarena e um reconhecimento do historiador Cristovam que tem um trabalho muito interessante pois, sem memória nós não temos história”, frizou o arquiteto Ney Imbiriba.

O historiador e organizador do livro, Cristovam Sena, destacou a felicidade pelo lançamento da obra em parceria com a Prefeitura de Santarém.

“É uma emoção muito grande estar envolvido num processo de divulgação da cultura santarena através de um livro memorialístico da professora Sofia Imbiriba que foi, é e será sempre um ícone da cultura santarena. É um trabalho em parceria com a prefeitura através das secretarias de Cultura e de Educação, foi um evento muito importante e eu fui muito feliz por escolher que o lançamento fosse realizado aqui na escola nessa festa muito bonita”, destacou Cristovam.

O secretário Luis Pixica destacou a grandeza do lançamento do livro. "É um momento de grandeza porque engrandece a cultura e eterniza os grandes personagens de nossa história", disse Pixica.

A secretária de Educação Maria, José Maia da Silva, ressaltou que o trabalho do ICBS deixará uma obra para os alunos se aprofundarem na história da patrona da escola.

“Nós tivemos a grata satisfação de participar, juntamente com os alunos da escola, dessa programação do livro sobre a professora Sofia Imbiriba que por mais de 50 anos dedicou sua vida à educação e é muito importante o trabalho do Instituto (ICBS) em eternizar o nome de pessoas que contribuíram de forma significativa com a história da educação no nosso município e agora, nossos alunos, além de terem o nome da escola, Sofia, eles terão um livro que lhes dará oportunidade de conhecerem de forma mais aprofundada a história da patrona do educandário”.

O prefeito Nélio Aguiar disse que o livro será importante para que as futuras gerações possam ter acesso e maior conhecimento sobre o legado deixado pela professora Sofia Imbiriba. Ele também parabenizou o autor pela obra.

“Escrever personagens, escrever biografias, autobiografias é sempre muito bonito, a gente conhecer uma história de vida, cada um de nós tem uma história pra contar, mas a história de vida de professora sempre tem algo a mais porque quem tem compromisso com a educação, quem se dedica sempre deixa algo a mais, tanto para as novas quanto para as futuras gerações. Meu caro Cristovam Sena, parabéns pelo seu trabalho, pelo que você e o Instituto Cultural Boanerges Sena faz em nome da história de Santarém”, ressaltou o gestor.

Sobre Sofia Imbiriba

Professora Sophia Fernandes Imbiriba nasceu dia 17 de setembro de 1902, em Santarém. Por mais de meio século foi professora. Os dois primeiros anos no Colégio Santa Clara, depois foi para a comunidade de Aritapera (região de várzea de Santarém) onde lecionou por seis anos.

Retornando à Santarém, lecionou no Colégio Dom Amando e no seu amado Colégio Comercial do Baixo Amazonas Rodrigues dos Santos. Mesmo após se aposentar, Professora Sofia Imbiriba continuou a dedicar sua extraordinária capacidade de atrair a juventude para atividades religiosas e comunitárias.

Faleceu em 8 de setembro de 2001, nove dias antes de completar 99 anos, quando residia no Asilo São Vicente de Paulo.

O Livro

O livro Sofia Imbiriba – uma vida dedicada à Educação, está disponível na sede do ICBS, na travessa 15 de agosto, bairro Santa Clara.