3. Educação
  4. Prefeitura de Santarém inicia distribuição de produtos da agricultura familiar para mais de 2 mil crianças da rede de ensino
Prefeitura de Santarém inicia distribuição de produtos da agricultura familiar para mais de 2 mil crianças da rede de ensino Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autoria: Ronnie Dantas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia nesta quarta-feira (25), a distribuição de produtos da agricultura familiar para compor o cardápio da alimentação para crianças de creches da rede municipal. Neste segundo semestre, quase 3 mil alunos com idade de 4 e 5 anos estão sendo atendidos nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Destes, 1.823 são de forma presencial (58,35%) e outros 1.019 não presencial (32,61%).

A entrega ocorre seguindo o que preconiza a Resolução nº 6, de 08 de maio de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mas que só agora pôde ser colocada em prática com a volta dos alunos de forma presencial.

Semanalmente, a Semed fornece frutas, verduras e legumes para as escolas e nessa semana as crianças das creches recebem os produtos da Agricultura Familiar que estão na safra, como laranja, banana, abacaxi, além dos folhosos como couve e cheiro-verde. Esses produtos fazem parte dos hábitos alimentares e são necessários pra o aporte nutricional das crianças que estão no ambiente escolar.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Semed, Vanda Maia, a oferta de alimentos ricos em nutrientes propicia o aprendizado.

“Nossa alimentação está bem enriquecida com frutas, verduras e sucos para que os alunos que estão em atividade presencial possam receber todos os nutrientes e dessa forma desenvolver melhor o ensino aprendizagem”, destacou Vanda.

Vanda Maia explicou ainda que o mês de agosto servirá como base durante o retorno presencial para que a secretaria tenha parâmetros numéricos sobre o quantitativo de alunos que estão estudando de forma presencial e que continuarão a receber os alimentos no ambiente da escola.

Produtos da agricultura familiar oferecem alimentos ricos em nutrientes às crianças

“Ao final deste mês de agosto, nós já teremos informações técnicas sobre qual o número de alunos que estão estudando tanto de forma forma presencial quanto remota. Os que continuarem em atividade remota também receberão o kit que será composto por produtos industrializados e da agricultura familiar que estiverem disponíveis nas safras”, explicou a coordenadora do NAE.

É a partir dos números obtidos ao final do mês de agosto que será feito o planejamento de aquisição e distribuição dos kits para os alunos que estarão em atividade remota no segundo semestre de 2021.

Alimentação escolar para outras faixas etárias

A Semed já entregou no primeiro semestre o quantitativo de 65.919 kits de produtos industrializados para alunos do ensino médio da rede municipal e do ensino modular que estão na rede estadual e que estudam na região de rios e planalto.