Autoria: Ronnie Dantas
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia nesta quarta-feira (25), a distribuição de produtos da agricultura familiar para compor o cardápio da alimentação para crianças de creches da rede municipal. Neste segundo semestre, quase 3 mil alunos com idade de 4 e 5 anos estão sendo atendidos nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Destes, 1.823 são de forma presencial (58,35%) e outros 1.019 não presencial (32,61%).
A entrega ocorre seguindo o que preconiza a Resolução nº 6, de 08 de maio de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mas que só agora pôde ser colocada em prática com a volta dos alunos de forma presencial.
Semanalmente, a Semed fornece frutas, verduras e legumes para as escolas e nessa semana as crianças das creches recebem os produtos da Agricultura Familiar que estão na safra, como laranja, banana, abacaxi, além dos folhosos como couve e cheiro-verde. Esses produtos fazem parte dos hábitos alimentares e são necessários pra o aporte nutricional das crianças que estão no ambiente escolar.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Semed, Vanda Maia, a oferta de alimentos ricos em nutrientes propicia o aprendizado.
“Nossa alimentação está bem enriquecida com frutas, verduras e sucos para que os alunos que estão em atividade presencial possam receber todos os nutrientes e dessa forma desenvolver melhor o ensino aprendizagem”, destacou Vanda.
Vanda Maia explicou ainda que o mês de agosto servirá como base durante o retorno presencial para que a secretaria tenha parâmetros numéricos sobre o quantitativo de alunos que estão estudando de forma presencial e que continuarão a receber os alimentos no ambiente da escola.
“Ao final deste mês de agosto, nós já teremos informações técnicas sobre qual o número de alunos que estão estudando tanto de forma forma presencial quanto remota. Os que continuarem em atividade remota também receberão o kit que será composto por produtos industrializados e da agricultura familiar que estiverem disponíveis nas safras”, explicou a coordenadora do NAE.
É a partir dos números obtidos ao final do mês de agosto que será feito o planejamento de aquisição e distribuição dos kits para os alunos que estarão em atividade remota no segundo semestre de 2021.
Alimentação escolar para outras faixas etárias
A Semed já entregou no primeiro semestre o quantitativo de 65.919 kits de produtos industrializados para alunos do ensino médio da rede municipal e do ensino modular que estão na rede estadual e que estudam na região de rios e planalto.