1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Prefeitura de Santarém e Organização Internacional entregam nova escola à comunidade Fátima do Urucurituba, no Pajuçara
Prefeitura de Santarém e Organização Internacional entregam nova escola à comunidade Fátima do Urucurituba, no Pajuçara Autor: Agência Santarém

Prefeitura de Santarém e Organização Internacional entregam nova escola à comunidade Fátima do Urucurituba, no Pajuçara

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Agora, as crianças podem estudar na própria comunidade
Investimentos na educação de toda Santarém

A Prefeitura de Santarém entregou no final da tarde desta quarta-feira (10), uma nova escola a comunidade de Fátima do Urucurituba, na região do Pajuçara, planalto Eixo Forte. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santarém e a Organização Internacional Humanitarian Experience (HXP).

O novo prédio entregue é composto de duas salas de aulas, secretaria, cozinha, depósitos e banheiros. A escola irá atender inicialmente cerca de 50 alunos do Pré ao 5º ano em duas turmas pela manhã.

A comunidade é formada, em sua maioria, por moradores remanescentes de uma outra comunidade também chamada de Fátima do Urucurituba que ficava na região de várzea de Santarém. Devido ao fenômeno das chamadas ‘terras caídas’, os moradores tiveram que abandonar o local e formaram a comunidade homônima.

Escola vai atender, inicialmente, 50 alunos

 

O nome da escola Tiradentes é uma homenagem e um ‘resgate’ da extinta escola da comunidade anterior, fundada em 21 de abril de 1969.  

 

O gestor da escola anexo, Clayton Soares, pediu aos pais que zelem pelo local. “Esse é um momento de muita felicidade, de muita gratidão, eu falava para os pais que eles têm que zelar, cuidar, porque a escola é deles, os filhos deles estão ganhando uma segunda casa e isso é motivo de gratidão para a comunidade e para a gestão da escola também”.    

Gestor Clayton Soares

A secretária municipal de Educação Maria José Maia disse que a nova escola irá resolver um “problema educacional” na comunidade. “Aqui nós tínhamos um problema grande porque as crianças da menor idade tinham que se deslocar para duas outras comunidades distantes, Santa Maria e Pajuçara, para poder ter a oportunidade de estudar e com essa parceria as crianças poderão estudar aqui mesmo, na própria comunidade, próximo da família”.

Maria José Maia (com o microfone)

 

A secretária comentou ainda sobre o ‘resgate’ da antiga escola simbolizada pela entrega do novo prédio.

 

“O resgate da escola foi algo deles, de algo que eles tiveram construído em 2003. Portanto, há 19 anos, eles tinham a escola, tinham o barracão, tinham linha telefônica e com o fenômeno das terras caídas eles perderam tudo, inclusive suas próprias residências, e quando aqui se instalaram tinham o sonho de resgatar a educação na sua comunidade, daí a nossa alegria e felicidade em em trazer a educação para as crianças e as famílias desta comunidade”, finalizou Maria Maia.

 

Durante a cerimônia de entrega 23 membros da Organização Internacional Humanitarian Experience (HXP), sendo 19 jovens, dois pais e dois líderes estiveram presentes. Eles acompanharam a programação com tradução simultânea feita por dois deles, Haylle e Austin.

Jovens voluntários da HXP estiveram presentes na entrega

O coordenador da HXP em Santarém, Marcicley Caldas Nogueira, explicou que os projetos da organização ocorrem uma vez por ano, no verão americano, nas férias brasileiras, sempre entre o início de junho e meados de agosto.

“Existe uma coordenação local e voluntária. Nós estamos à frente do projeto e a parceria com a prefeitura é muito produtiva, salutar, a gente majoritariamente traz os recursos, mas para que o projeto seja otimizado é necessário a parceria com a prefeitura local, e a Prefeitura de Santarém tem sido muito aberta e suscetível para que o projeto se torne maior e melhor”, frisou Marcicley.

Marcicley Nogueira (com o microfone)

 

O prefeito Nélio Aguiar destacou que a presença dos jovens americanos ajuda no recomeço da comunidade e destacou a grande admiração pelos jovens que fazem parte do Projeto.

 

“É um momento especial para os moradores da comunidade Fátima do Urucurituba, pois vocês estão ajudando eles nesse recomeço. A gente não consegue fazer nada sozinho, por isso que o nosso governo acredita, faz e busca parcerias e, de todas as parcerias que temos no nosso governo sem dúvida alguma essa é a mais especial e o resultado dessa parceria não é apenas a escola, é a transformação de vidas, é a garantia do futuro dessas crianças”, completou o gestor.

Nélio Aguiar salientou a força da parceria entre a Prefeitura e a HXP

 

Sobre a HXP

 

A Humanitarian Experience (HXP) é uma organização sem fins lucrativos sediado em Utah, Estados Unidos, que envia jovens para vários países para trabalharem em pequenos projetos de construção comunitários.

 

Em Santarém, o projeto começou a ser articulado em 2017, sob a coordenação local voluntária de Marcicley Caldas Nogueira e a diretora de projeto de países Breanna Pennock.

 

A parceria já entregou obras no anexo da Escola Aldo Campos, no Residencial Salvação, na Escola São Sebastião, comunidade Estrada Nova, na comunidade Cristo Rei, 

na escola Eloína Colares e, no ano passado, a escola Nossa Senhora de Nazaré, também na região do Pajuçara.

E agora, entregou a escola Tiradentes, fruto de uma parceria que já dura quatro anos com a Prefeitura de Santarém.

Entre junho e agosto deste ano, cinco grupos com 23 jovens cada, estiveram em Santarém atuando no revezamento da obra, além de 10 pais e 7 líderes, totalizando 116 pessoas diretamente envolvidas na construção por parte do Projeto.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.