Por Ronnie Dantas- Ascom/ Semed
O prefeito Zé Maria Tapajós, acompanhado da secretária municipal de Educação Maria José Maia, inaugurou nesta sexta-feira, 25, as novas instalações da escola municipal Madalena Rodrigues, na Aldeia Novo Carão, região do rio Tapajós.
A comunidade compareceu à cerimônia para receber a nova escola, construída no padrão MEC, em alvenaria, com uma sala de aula, secretaria, cozinha, depósitos e jogo de banheiros. Um investimento de R$ 763.556,65. Foi a sexta escola entregue na atual gestão.
O gestor Marcos José Feitosa destacou como a nova escola vai contribuir no ensino dos alunos.
“A escola em si era um sonho muito grande da Aldeia Novo Carão, da comunidade do Carão. Eu tenho certeza que vai contribuir bastante porque vai melhorar a qualidade de ensino. É um ambiente bem legal, bem atrativo e isso vai incentivar mais ainda as crianças a estudarem. Está de parabéns o prefeito, pelo empenho e dedicação que ele tem tido em relação à educação de Santarém”, frisou o gestor.
Como gesto de agradecimento, os alunos apresentaram uma paródia retratando o nome da escola e os sentimentos pelo novo prédio.
O prefeito Zé Maria Tapajós ressaltou a importância do poder legislativo no processo de melhorias da educação do município
“Estamos aqui na comunidade do Carão, na Aldeia Novo Carão, com a minha comitiva e com os vereadores, que vieram prestigiar este evento. O poder legislativo é muito importante no sentido de acompanhar exatamente os investimentos aplicados pela prefeitura. Esta escola, Madalena Rodrigues, está novinha em folha, um ambiente espetacular, lindo, para que as nossas crianças tenham um ambiente digno e acolhedor, afirmou o prefeito.
Fundada em 19 de março de 2003, Madalena Rodrigues iniciou as atividades em um barracão da comunidade como anexo da escola João Franco Sarmento e, posteriormente, da escola Nossa Senhora Aparecida. Hoje, funciona com turmas de Pré Il ao 5° ano, com um total de 13 alunos.
A secretária municipal de Educação Maria José Maia, evidenciou o fato de, apesar de serem poucos alunos, trata-se de uma turma multisseriada, ou seja, várias séries e uma só professora.
“Para nós é um momento de muita alegria, porque amamos a educação. Fico emocionada porque essa escola aqui tem apenas 14 crianças e nós temos aqui alunos da pré-escola ao quinto ano. Por incrível que pareça essa é a grande realidade da nossa Amazônia, contar com uma turma multisseriada, além de ser um desafio é uma grande é uma grande responsabilidade, comentou.
A secretária explicou que esse modelo de educação faz parte do sistema de nucleação (uma escola polo mais um ou mais anexos) criado há mais 20 anos na rede municipal para dar possibilidade e a garantia dos estudos das nossas crianças de forma legal.