3. Educação
  4. Moradores comemoram entrega de nova escola na Costa do Tapará
Moradores comemoram entrega de nova escola na Costa do Tapará Autor: Agência Santarém

Moradores comemoram entrega de nova escola na Costa do Tapará

Ronnie Dantas
O educandário, na região de várzea, atende aproximadamente 300 alunos.

A educação continua recebendo o maior volume de investimentos já feitos por um governo municipal. Em noite de festa para a comunidade Costa do Tapará, que ganhou energia elétrica, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou nessa quarta-feira (8), Escola Municipal São Benedito, construída em madeira e coberta com telhas de barro, contendo 8 salas de aula, bloco administrativo (secretaria, diretoria, sala multifuncional e sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE), além de bloco de serviço com cozinha, depósitos e banheiros. O investimento total foi de R$ 1.524.269,87.

Foi a 13ª obra inaugurada pela gestão, somente, neste início de ano e a 7ª escola entregue, considerando reformas, ampliações e construções, o que é o caso da Escola São Benedito.

Fundado em 28 de setembro de 1969, o educandário atende 286 alunos, do pré-escolar ao 9º ano do ensino fundamental, além de 56 estudantes do ensino médio, já que a escola funciona como anexo com três turmas de 1º ao 3º ano na Escola São Sebastião, da comunidade Igarapé do Costa.

Para a diretora Edilene Ferreira é gratificante para a comunidade receber uma escola completamente estruturada. "Vai dar melhor condição de estrutura para o aprendizado de nossas crianças. É uma nova possibilidade que estamos tendo de trabalhar com as crianças, a estrutura não é a mais importante, mas faz parte do ensino-aprendizagem", afirma.

Além da estrutura, um fato novo está relacionado à alimentação escolar. De acordo com Vanda Maia, coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Semed, muda, totalmente, o conceito de alimentação escolar.

"A alimentação das crianças era, basicamente, pensada e planejada em produtos industrializados e em proteínas enlatadas. Isso aconteceu durante muito tempo porque nós não tínhamos uma infraestrutura dentro do ambiente escolar, que fosse capaz de suportar o congelamento e a manutenção desse alimento num ambiente com temperatura adequada. Hoje, com a chegada da energia nas comunidades de várzea podemos comemorar como um marco, que fará a diferença no cardápio da alimentação".

Agora, com a escola, outro fato importante é a possibilidade de os alunos terem a oportunidade de concluir o ensino básico, sem se ausentar da comunidade. "Essa é uma escola que substiui uma outra escola construída e reinaugurada em 2001. Com esse educandário, a comunidade tem o privilégio do aluno poder concluir a educação básica aqui mesmo, sem ter que se ausentar da comunidade. Temos um corpo de profissionais da melhor qualidade e aqui, além da estrutura física, todos recebem os equipamentos necessários para desenvolver as atividades educacionais com êxito", destacou a secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva.

O prefeito Nélio Aguiar reitera que educação é investimento para a vida toda e lembra os investimentos já realizados na educação. Na Costa do Tapará, a escola conta, agora, com energia elétrica permanente para o desenvolvimento dos alunos, oferecendo, também, melhor ambiente de trabalho aos profissionais.

"Não canso de lembrar que os investimentos nesta área são para a vida toda. É importante ressaltar que só na educação infantil, são mais de R$ 50 milhões. Além disso, investimos mais de R$ 6 milhões ginásios poliesportivos cobertos padrão MEC e outros R$ 16,5 milhões na construção, reforma e ampliação de escolas nas regiões do Planalto e Eixo-Forte e mais R$ 6 milhões na construção de escolas na área de Várzea", detalha Nélio.

A cerimônia de entrega contou com a presença do governador Helder Barbalho e comitiva de deputados estaduais, vereadores, secretários municipais, lideranças e a população local.

Mais escolas para a várzea

A Escola São Benedito é parte de um conjunto de 10 escolas na região de várzea que tiveram  a Ordem de Serviço assinada no ano passado pelo prefeito Nélio para construção, reforma e ampliação, além da perfuração de 18 poços. O valor total da licitação das 10 escolas é de R$ 6.805.929,50 provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Escolas beneficiadas

1. Escola Castro Alves  - Costa do Aritapera (construção)

2. Escola Dom Pedro I – Tapará Miri (construção)

3. Escola Coração de Maria – Santa Maria do Tapará (reforma e ampliação)