1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Outubro Rosa: depoimentos, dança e emoção marcam programação promovida pela Secretaria de Educação de Santarém
Outubro Rosa: depoimentos, dança e emoção marcam programação promovida pela Secretaria de Educação de Santarém Autor: Desconhecido

Outubro Rosa: depoimentos, dança e emoção marcam programação promovida pela Secretaria de Educação de Santarém

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
O objetivo é conscientizar e chamar a atenção para a prevenção contra o câncer de mama

Com o objetivo de conscientizar servidores e colaboradores da importância dos cuidados e da prevenção contra o câncer de mama, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na manhã desta quinta-feira (27), uma programação especial voltada ao Outubro Rosa.

Cerca de 100 pessoas, entre funcionários, colaboradores e convidados, estiveram no auditório da Secretaria para prestigiar a ação de saúde. O evento contou com a presença da Secretária de Educação Maria José Maia da Silva, de Edna Assunção representando a Casa Rosa e de Raliene Pereira da Silva do Grupo Mulheres Vitoriosas.

Raliene, juntamente  com as professoras Gracely da Silva Saraiva e Claíde Marques, relataram um pouco de suas experiências e a superação após diagnóstico da doença.

Raliene destaca que o momento mais difícil é do diagnóstico e que a prevenção não deve ser somente no mês de outubro, mas todos os dias, de janeiro a janeiro. Ela deixou uma mensagem para quem já foi diagnosticado.

“Com certeza o momento mais difícil é o do diagnóstico, que ninguém quer, depois a gente passa por vários momentos que varia muito de mulher para mulher, como a perda dos cabelos, a perda da mama (se for o caso da mastectomia), mas o bom disso tudo é que quanto mais baixo a gente vai, mais forte a gente volta, então o ‘depois’ é sempre o mais importante, que é a esperança, é o viver de novo, é o recomeço, uma nova pessoa, por isso, acolha, abrace, dê carinho, porque o afeto ajuda muito no tratamento contra o câncer”, contou.

A professora Graciele da Silva começou a perceber os sintomas no inicio de 2019. Ela diz que no exame de mamografia o resultado apontou tumor benigno. Ela alerta para a importância de não protelar o tratamento.

“Em novembro de 2019 recebi o diagnóstico. Fui encaminhada para o Hospital Regional e comecei a fazer o tratamento e só pra quem já teve o diagnóstico sabe que não é fácil, você precisa tirar forças de onde não tem, é família, amigos, esse apoio da família, dos amigos, dos colegas de trabalho é fundamental pra você superar”.

Vanda Maia, coordenadora da ação, avaliou de forma positiva o evento.

“Nós que trabalhamos, que somos mães, que não temos muitas vezes tempo pra nos cuidar, a gente precisa ficar com essa vigilância de janeiro a janeiro e foi muito positiva a participação de todos da secretaria. Com certeza as experiências aqui relatadas vão servir de inspiração  pra que outras pessoas também possam se doar mais nessa causa, participando junto às Mulheres Vitoriosas, dando apoio à Casa Rosa, porque é na empatia, no amor, na fé e na compreensão que certamente seremos pessoas melhores”, disse Vanda, que recentemente recebeu resultado de biópsia como negativo para o câncer de mama.

“Hoje nós resolvemos parar um pouquinho pra trabalhar a campanha Outubro Rosa que nos alerta com relação à prevenção do câncer de mama e também do colo uterino, tivemos oportunidade de ouvir o depoimento de várias mulheres que já passaram por esse problema mas que venceram a doença e hoje estão trazendo seus depoimentos e exemplos de vida pra todos e nós estamos felizes pela oportunidade de poder refletir sobre esse grande mal que assola nossa sociedade”, pontuou a Secretária de Educação Maria José Maia da Silva.

Ao final, foram sorteados exames de mamografia para os presentes. Uma apresentação de dança do Grupo Mulheres Vitoriosas encerrou a programação.


Sobre o grupo Mulheres
Vitoriosas

O grupo Mulheres Vitoriosas, existe desde 2017 e é formado por 160 mulheres da Oncologia de várias cidades da região do Tapajós e Xingu que passaram, ou estão passando, por tratamento Oncológico no Hospital Regional do Baixo Amazonas.

 

O grupo é via rede social e tem como  objetivo principal a autoajuda. São elas que buscam orientações, informações, benefícios e muito carinho, para compartilhar com o grupo. A ajuda às mulheres se dá através de ações individuais, (doações de produtos de higiene, cadeira de rodas, colchão d`água, fraldas) de acordo com a necessidade de cada uma, e ainda ações coletivas, onde através de parceiros é feita a doação de cestas básicas e gás de cozinha. 

 

A interatividade do grupo acontece através de troca de experiências, fortalecimento da fé, afeto, amor e da solidariedade entre às participantes.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.