3. Educação
  4. Nota 100: Escolas da Rede Municipal recebem nota máxima e se classificam para a etapa final do 9º Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Nota 100: Escolas da Rede Municipal recebem nota máxima e se classificam para a etapa final do 9º Prêmio Nacional de Educação Fiscal Autor: Desconhecido

Alanda Matos
Escolas já tem histórico de classificação na premiação e em mais um ano representam Santarém

Autoria: Ronnie Dantas

As Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dra. Maria Amália Queiroz de Sousa (zona urbana) e Professora Rosilda Wanghon (planalto), ambas da Rede Municipal, receberam a nota 100, avaliação máxima da comissão julgadora na Etapa Estadual do Prêmio Nacional de Educação Fiscal edição 2020/2021. Com a classificação as escolas representam Santarém na etapa final.

A Escola Rosilda Wanghon, localizada na comunidade Perema, Km 17 da rodovia Santarém/Curua-Una, atende 324 alunos da Pré-escola ao 9º ano, além da 4ª etapa, e chega pela segunda vez à etapa final. Em 2017, a escola alcançou o 3º lugar no Prêmio Nacional. Em 2019, foi classificada na etapa estadual.

“Para nós é um momento de muita satisfação. Saber que nosso projeto foi aceito e que estamos entre as três melhores escolas de Santarém (a escola Sesi da rede estadual também foi classificada) é uma alegria. Por sermos uma escola da região do planalto, muitos ainda pensam que não temos uma boa aprendizagem, o que não é o caso, porque nós buscamos, nós fazemos e nós conseguimos. Esta classificação é motivo de muita honra e agora vamos lutar pelo prêmio final”, disse Margarete de Lima Carvalho, gestora da escola que agradeceu o empenho e dedicação do coordenador do projeto vencedor, professor Manoel Marivaldo.

'Geladeira da cidadania' permitiu acesso à educação durante espera do transporte coletivo

O projeto que levou a classificação da escola abordou sobre o uso das notas fiscais e para onde vai o dinheiro. A escola inovou e colocou uma geladeira, em desuso, com livros na parada do ônibus próximo à escola permitindo que as pessoas, enquanto aguardassem pelo transporte, pudessem ler e conhecer um pouco mais sobre a educação fiscal e outros temas.

A Escola Maria Amália também chega pela segunda vez a final do Prêmio Nacional. Em 2019, foi a única escola da região Norte recebendo o prêmio de 3º lugar na premiação que ocorreu em São Paulo.

Maria Amália ficou em 3º lugar na premiação, em 2019.

Para a gestora Maria de Nazaré Repolho foi uma vitória conquistada com muito trabalho e dedicação. “Esse sentimento de trabalho realizado nos alegra e confirma que estamos cumprindo nossa missão de oferecer uma educação de qualidade e sermos referência no município. É um momento de gratidão a todos que confiaram e acreditaram no nosso potencial. Juntos vamos em busca de novas conquistas”, disse a gestora.

A escola localizada no bairro Mapiri atende 757 alunos, da Educação Infantil ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino.

A publicação dos finalistas do ano e a solenidade de premiação acontecerão entre os dias 7 e 11 de março de 2022, em local a ser definido.

Sobre o Prêmio de Educação Fiscal

A edição 2020 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, parcialmente suspensa em função das restrições decorrentes da pandemia da covid-19, recebeu o total de 246 projetos, sendo 122 inscrições de escolas, 80 de instituições, 27 de imprensa, 17 de tecnologia.

Criado em 2012, o Prêmio valoriza projetos que trabalham com conceitos tributários básicos, sobre a função social dos tributos, a atuação do Fisco no Estado Brasileiro, o combate à sonegação e à corrupção fiscal, a importância do cumprimento das obrigações tributárias, o cumprimento das obrigações tributárias pelos cidadãos, acompanhamento das contas públicas, controle público das contas, transparência e a qualidade do gasto público, a preservação do patrimônio público, combate ao vandalismo, entre outros que enfatizem a necessidade de zelo com os bens públicos e, ainda, iniciativas que estimulem a produção de trabalhos jornalísticos e aplicativos relacionados ao tema.