1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Lei Lucas é tema de curso de capacitação em primeiros socorros para profissionais da rede municipal de ensino de Santarém
Lei Lucas é tema de curso de capacitação em primeiros socorros para profissionais da rede municipal de ensino de Santarém Autor: Agência Santarém

Lei Lucas é tema de curso de capacitação em primeiros socorros para profissionais da rede municipal de ensino de Santarém

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Objetivo é capacitar professores, mediadores e cuidadores que lidam diariamente com crianças, para que, assim, possam atuar em situações de emergência.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou na manhã deste sábado (23), um treinamento para profissionais que atuam nas Unidades de Educação Infantil (Umeis e Cemeis) tendo como tema a Lei 13.722/2018, também conhecida como Lei Lucas.

 

Cerca de 250 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Mediadores, Cuidadores e Estagiários, que lidam diariamente com as crianças participaram desse primeiro treinamento. Outros dois serão realizados nos dias 30 de agosto e 19 de setembro.

A Coordenadora do Núcleo Técnico de Educação Infantil da Semed, Nádia Aguiar, explicou sobre a dinâmica do treinamento e ressaltou que, ao oferecer esses cursos, a Secretaria de Educação demonstra compromisso com a segurança e o bem-estar dos alunos/crianças e funcionários.

“Esse público foi dividido, pelo motivo da educação infantil ser um grupo muito grande. São 1. 630 servidores no total. O nosso objetivo enquanto secretaria de educação, é oferecer treinamento de primeiros socorros e garantir que os profissionais da educação estejam preparados para lidar com situações de emergência que possam ocorrer nas escolas e /ou creches, como acidentes, lesões ou doenças súbitas.

A realização da ação de Primeiros Socorros, contemplado no Plano de Ações e Metas (PAM) do Núcleo Técnico de Educação Infantil da Semed, é direcionado para professores, pedagogos e coordenadores das UMEIS e CEMEIS do município de Santarém, visando promover a segurança e o bem-estar dos alunos atendidos pelas instituições de ensino.

O enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Jean Cunha, foi um dos colaboradores da palestra. Ele demonstrou, na prática, como agir em casos de engasgo e outras situações.

“É de suma importância o treinamento voltado à Lei Lucas e primeiros socorros, com isso a gente multiplica pessoas aptas a realizar atendimento de primeiros socorros até a chegada do SAMU, dos bombeiros. O foco maior do nosso treinamento hoje é salva-vidas. Sabemos que o acidente pode acontecer e acontecendo, nossos técnicos vão estar habilitados a iniciar os procedimentos de primeiros socorros”, pontuou o socorrista do Samu.

Outro colaborador do treinamento foi o médico pediatra Alexandre Sales, da Liga de Pediatria da Uepa. Ele abordou sobre Autismo e as dificuldades específicas das pessoas que estão na linha de frente em lidar com o assunto na primeira infância.

“Vamos tentar entender um pouquinho melhor as dificuldades específicas que esse público tem, quais são as dificuldades, o tipo de ajuda que essa população pode precisar, a identificação de sinais precoces. A gente sabe que a educação infantil tá bem próximo com a equipe de saúde pediátrica e é importantíssimo que esse tipo de profissional tenha as capacitações adequadas pra cuidar da saúde da criança como um todo, principalmente nessas situações mais críticas de urgência”, completou o pediatra.

“Nosso objetivo é dar condições aos nossos servidores, ao nosso corpo técnico, sobre a ideia de primeiros socorros, para que nossas crianças, ao passar por qualquer situação relacionada a engasgo, asfixia ou qualquer situação relacionada a saúde, possam receber, de imediato, os primeiros atendimentos e, com isso, evitando tragédias como a que ocorreu com o menino Lucas, que dá nome à lei aqui abordada”, afirmou o Secretário Municipal de Educação Adjunto, Nilton Araújo.

O prefeito Zé Maria Tapajós fez questão de prestigiar a abertura do evento e reafirmou o compromisso do governo municipal com a saúde e segurança dos alunos da rede pública.

“Esse treinamento ofertado pela Secretaria de Educação em parceria com o Samu reafirma nosso compromisso por uma educação de qualidade, com saúde e com segurança. Esta preocupação, essa prevenção, esse treinamento que vai ser dado aqui é visando melhor servir o nosso alunado”, ressaltou o gestor municipal.

Outros dois treinamentos estão agendados para os dias 30 de agosto e 19 de setembro. Desta vez, para gestores, pedagogos e professores do ensino regular da rede municipal. Ao todo, cerca de 1.600 profissionais devem participar da capacitação.

Sobre a Lei 13.722

A Lei torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e creches, tanto públicas quanto privadas. Essa lei foi criada após a morte do menino Lucas Begalli, que faleceu por asfixia durante um passeio escolar. Visa garantir que profissionais da educação estejam preparados para agir em situações de emergência. 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.