Os alunos da Escola Municipal Indígena Luís Antônio Almeida, localizada na Aldeia Cabeceira do Amorim, na margem esquerda do Rio Tapajós, em território Tupinambá, têm agora um novo prédio para usufruir. A entrega da escola foi realizada ontem, sexta-feira, 23.
Participaram da entrega do novo prédio escolar, o prefeito Zé Maria Tapajós, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, os assessores da Semed, Nilton Araújo, do Núcleo de Rios, e Jecilaine Borari, do Núcleo de Educação Indígena, além dos vereadores Renilson Vinte (PSD), Alexandre Maduro (MDB), Alba Leal (MDB), Erasmo Maia (UB), e lideranças indígenas, da Aldeia Cabeceira do Amorim, e Marcílio Serrão, representando o CITUPI – Conselho Indígena Tupinambá.
“Historicamente, o nosso povo sofre com retaliações dos não-indígenas, em todo o país, mas aqui em Santarém desde 2006, é diferente, nós reconhecemos o respeito que recebemos, vemos os investimentos em educação que chegaram pra nós a partir de quando tivemos as nossas escolas reconhecidas como indígenas, por parte da Secretaria [Municipal] de Educação. E desde o ano passado, as escolas têm essa arquitetura indígena, e isso pra nós é muito importante. Esse é um dia de festa e nós temos muito o que comemorar. Ainda temos muito a construir juntos, o povo do território e o governo, mas sem dúvidas essa escola é uma grande conquista”, disse Marcílio.
A escola Luís Antônio Almeida foi fundada em 1975 e serve como polo educacional, integrando uma escola anexa e salas externas localizadas nas aldeias de Limãotuba, Brinco da Moça e Boa Sorte.
O gestor da escola, Sérgio Sales, emocionado, contou que a luta do povo indígena é grande e que ver um resultado como uma escola nova entregue na aldeia, é um prazer imenso.
“Nós lutamos e conseguimos mais essa conquista! Somos surara, “guerreiros”, e jamais desistiremos”, enfatizou.
Atualmente, a escola oferta a educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental e conta com uma equipe composta por 18 funcionários, incluindo o administrativo, o pedagógico, o corpo docente e funcionários de apoio.
O novo prédio, que possui arquitetura indígena, reforça a identidade e a cultura da comunidade e é um testemunho sobre como a escola celebra e incorpora a herança indígena em seu ambiente educacional.
A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, ressaltou o orgulho em poder entregar mais um educandário indígena à comunidade e elogiou a resiliência dos aldeados.
“A Semed é uma secretaria que nos desafia diariamente, assim como vocês, também, são desafiados, mas temos, graças a Deus, conseguido melhorias para a nossa educação. Cito aqui as nossas quase 300 rotas de transporte escolar, a merenda que é ofertada aos alunos, de qualidade, adquirida a partir de produções familiares e os nossos quase 3 mil alunos da educação especial. Seguimos para levar ainda mais qualidade na educação santarena”, pontuou.
A Escola Indígena Municipal Luís Antônio Almeida recebeu melhorias importantes, como a adequação das 4 salas de aula para a arquitetura indígena, além de secretaria, diretoria, sala de AEE, sala dos professores, cozinha, depósitos e banheiros. Um investimento de R$ 1.649.865,81.
Sobre a nova escola, o prefeito Zé Maria enfatizou que a aldeia sempre recebeu investimentos do governo municipal e continuará recebendo.
“Quero reforçar, a cada um de vocês, que o nosso governo é um governo do povo. Nós trabalhamos integrando toda o município: áreas urbana, planalto e ribeirinha. Então, saibam que estamos juntos”, finalizou.