3. Educação
  4. I Gincana da Integração Resex Tapajós-Arapiuns debate temática ambiental com noventa alunos de escolas da reserva
I Gincana da Integração Resex Tapajós-Arapiuns debate temática ambiental com noventa alunos de escolas da reserva Autor: Ascom Semed

Ronnie Dantas
Competição pedagógica foi uma parceria da Prefeitura e ICMBio e premiou escolas da reserva extrativista.
Culminância das atividades premiou as três escolas que melhor abordaram o tema. Foto: Ronaldo Ferreira.

Debater a temática ambiental de maneira pedagógica no ambiente escolar. Esta foi a proposta da I Gincana da Integração Resex Tapajós-Arapiuns trabalhada ao longo de todo o ano de 2022, nas escolas da reserva extrativista. Na última segunda-feira (5), ocorreu o encerramento na Escola de Artes Emir Bemerguy com a participação de  oito escolas, noventa alunos e trinta servidores.  O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O encerramento da gincana contou com a presença do assessor da região de rios da Semed, Nilton Araújo; da assessora de assuntos educacionais Gerusa Vidal; da assessoria de ensino Yara Ferreira e da Analista Ambiental do ICMBio, Jackeline Nóbrega Spínola. Na oportunidade, as escolas apresentaram trabalhos e projetos sobre a temática e as três melhores abordagens foram premiadas.

Nilton Araújo durante entrega de premiação a escola N. Sra. de Fátima

O 1º lugar foi para a escola Nossa Senhora de Fátima, da comunidade Anã, rio Arapiuns. O 2º lugar para a escola Santa Terezinha, comunidade Maripá, rio Tapajós. E o 3º lugar para a escola Indígena Luís Antônio Almeida, da comunidade Cabeceira do Amorim, rio Tapajós.

O 1º lugar foi premiado com uma excursão de três dias por pontos turísticos de Santarém para 40 pessoas com transporte, alimentação e hospedagem pagas. O 2º lugar ganhou um computador (desktop) completo e impressora multifuncional  e o 3º lugar recebeu um kit com 15 pendrives e material didático com tema ambiental.

As escolas São Sebastiao, da comunidade Mentae, rio Arapiuns; São Miguel Arcanjo, comunidade São Miguel/Arapiuns; e João Franco Sarmento, comunidade Suruacá, rio Tapajós também receberam premiação especial por terem se destacado na competição.

Pinturas e poemas estiveram dentre os projetos apresentados. Foto: Ronaldo Ferreira.

O assessor de rios da Semed, Nilton Araújo, esteve presente no encerramento representando a secretária de Educação Maria José Maia e explicou como surgiu a ideia da gincana nas escolas da Resex.

“O projeto da gincana partiu do princípio de que em 2020, houve um grande número de queimadas dentro da Resex e o ICMBio foi instigado a trabalhar esse projeto com o tema educação ambiental dentro das escolas. A partir disso, a Semed foi procurada pelo ICMBio para parceria. Então, nós contactamos os gestores e fizemos uma formação no início do ano para informar sobre a gincana. Após a culminância com o encerramento, nós percebemos o quanto foi proveitoso, gratificante e rico o trabalho apresentado pelos alunos. Iremos continuar com esse projeto no ano que vem”, informou Nilton.

Nilton Araújo, assessor de rios da Semed, durante encerramento da gincana. Foto: Ronaldo Ferreira.

A gestora Renata Godinho da escola Nossa Senhora de Fátima, da comunidade Anã, que recebeu a 1ª colocação comentou sobre as atividades realizadas na escola.

“É um momento de muita alegria pelo reconhecimento do trabalho que nós já desenvolvemos desde 2011, dentro e fora da escola, pois nós acreditamos que a educação tem que ser vivida. Toda ação que fazemos na escola a gente leva pra comunidade. Nós trabalhamos o projeto “Cidadania Ambiental’ para que os alunos percebam que é preciso fazer pelo ambiente não por obrigação, mas por sermos cidadãos. O projeto finaliza hoje, mas a vivência continua”, disse a gestora.

Segundo a analista ambiental do ICMBio, Jackeline Spínola, a gincana nasceu há quase cinco anos, mas devido a pandemia houve atraso para iniciar os trabalhos.

Jackeline explicou sobre a parceria e a realização das atividades. Foto: Ronaldo Ferreira.

“Ela nasceu em virtude dos problemas ambientais que toda a Amazônia vem enfrentando e nós fixamos uma parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Semed, e gestores do território da Resex pra trabalhar essa temática ambiental como uma atividade pedagógica baseada no histórico de criação da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns e da valorização desse território bem como dos recursos naturais que ali existem”, informou Jackeline.

A parceria entre os órgãos irá continuar em 2023, para a realização da II gincana.

Sobre a gincana

A proposta de gincana faz parte de um projeto amplo de educação ambiental, pautado nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9795/1999, Art 1º) o qual compreende a educação ambiental como: “um conjunto de processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente”.

Os temas desenvolvidos e abordados na gincana foram: Legislação ambiental e a Política Nacional de Meio Ambiente, A Resex e seus instrumentos de gestão territorial, Mudanças climáticas e Manejo integrado do fogo, Biodiversidade e programa de monitoramento ambiental do ICMBio – Monitora.

Confira mais fotos do encerramento da gincana: