3. Educação
  4. Em parceria com o Gmef-San, Semed promove I Mostra de Paródias em Educação Fiscal de Santarém
Em parceria com o Gmef-San, Semed promove I Mostra de Paródias em Educação Fiscal de Santarém Autor: Ascom Semed

Ronnie Dantas
Regulamento do evento, voltado para estudantes da rede municipal, foi divulgado hoje; inscrições poderão ser feitas no portal da Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Grupo Municipal de Educação Fiscal de Santarém (GMEF-SAN) realizou na manhã desta quarta-feira (18) o lançamento da I Mostra de Paródias em Educação Fiscal de Santarém.

Em evento realizado no auditório da Escola de Artes Emir Bemerguy foi divulgado o regulamento da competição voltado para estudantes devidamente matriculados nas escolas da rede municipal e estadual de ensino.

O objetivo é despertar o interesse dos estudantes para temas abordados na educação fiscal relacionados à função socioeconômica dos tributos, à aplicação dos recursos públicos, à preservação do patrimônio público, à pirataria, à corrupção, a direitos e deveres do cidadão, promovendo a criatividade, o senso crítico e contestador do aluno, sensibilizando-o quanto à importância do envolvimento de todos na compreensão das temáticas do programa de educação fiscal.

"O GMEF, visando manter o estímulo à aplicabilidade dos projetos nas escolas, esse ano lança a I Mostra de Paródias em Educação Fiscal em Santarém onde os alunos poderão expressar, através de músicas e/ou poesias, todo o seu conhecimento nos direitos e deveres enquanto cidadãos conscientes do seu papel na comunidade escolar, e sociedade em geral”, destacou Joel Nascimento, membro e representante do GMEF no evento.

Por outro lado, a coordenadora de Projetos da Semed, Mara Nicolau, que representou a secretária de Educação, Maria José Maia, ressaltou que a I Mostra de Paródias já era plano da Semed e que ela ocorre com o aval do titular da pasta.

"Então, a Secretária Maria José concordou que a gente, esse ano, fizesse a primeira Mostra de Paródias em Educação Fiscal de Santarém, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos com temas abordados na educação fiscal. Eu acho que vai ser muito importante mostrar o que que eles pensam sobre o tema por meio de paródias, mostrar a criatividade, o lúdico, a sensibilidade e o quanto ele [aluno] se importa com o envolvimento de todas as compreensões da temática do programa educação fiscal. Eu acho que nós temos muito a ganhar tanto o Grupo Municipal de Educação Fiscal, como as secretarias estadual e municipal de Educação”, completou Mara Nicolau.

Mara informou ainda que, a partir de hoje (18) o link para fazer a inscrição já estará disponível no site da Prefeitura de Santarém. Em relação a dúvidas, podem ser esclarecidas com membros do GMEF na Semed, na Sefin  e ainda na Sefa.

Participaram do lançamento do regulamento o professor Joel Nascimento, representando a coordenadora do GMEF, Josilene Pinto, o vice-coordenador do GMEF e Delegado da Receita Federal em Santarém, Welson Silva, o coordenador da Secretaria da Fazenda em Santarém, Djalma Tadeu Pantoja, Alcindo Moisés pela 5ª Diretoria Regional de Educação (DRE), além da Professora Mara Nicolau, representado a secretária municipal de Educação Maria José Maia.

Inscrição

De acordo com o regulamento, o período de inscrição inicia nesta quarta, 18 e segue até 30 de setembro de 2024. A ficha de inscrição está disponível de forma online por meio do formulário google no site da Prefeitura de Santarém www.santarem.pa.gov.br

Cada escola participante deverá inscrever até 2 (dois) trabalhos.

Os trabalhos pré-selecionados pelas escolas serão em forma de poesia ou música e devem ser gravados em vídeos.

Seleção dos finalistas

A seleção final dos inscritos será realizada no período de 1º a 30 de novembro de 2024 por uma equipe de profissionais parceiros do programa de Educação Fiscal de Santarém, a partir dos critérios definidos no regulamento, a saber, originalidade do texto, coerência com o tema proposto e apresentação da paródia.

A relação nominal das paródias selecionadas será divulgada até o dia 02 de dezembro 2024, nos sites da Prefeitura de Santarém e dos demais órgãos parceiros.

Premiação

As paródias classificadas em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, receberão como premiação 01 aparelho celular (da companhia telefônica da preferência do vencedor e compatível com redes 5G), 01 Tablet (memória RAM: 6 GB e capacidade de 128 GB) e 01 Tablet (memória RAM: 6 GB e capacidade de 128 GB).

Educação Fiscal

Em Santarém, a temática Educação Fiscal está institucionalizada como tema transversal na rede municipal de ensino por meio da Lei nº 18.034/2006, de 12 de dezembro de 2006 que dá embasamento para abordagem do tema nas escolas.

Atualmente, 183 escolas e 6 instituições já desenvolvem a temática educação fiscal em sala de aula. Esses educandários estão localizados nas diferentes áreas de planalto, rios e urbana. Destas, 17 são escolas da rede estadual.