3. Educação
  4. Com mais de 300 gestores e professores reunidos, Prefeitura lança programa Alfabetiza Pará em Santarém
Com mais de 300 gestores e professores reunidos, Prefeitura lança programa Alfabetiza Pará em Santarém Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Ronnie Dantas
O Programa de Alfabetização na Idade Certa é vinculado à Seduc, em regime de colaboração com os municípios.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira (19), o lançamento do Programa de Alfabetização na Idade Certa – Alfabetiza Pará. O lançamento ocorreu em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação do Pará (Seduc), Fundação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura.

A Casa da Cultura de Santarém foi o local escolhido para o evento, que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, da Articuladora Municipal do Programa, Jéssica Ninas, da Diretoria Regional de Ensino da Seduc (DRE), representada pelo professor Francisco Nascimento e por Alcindo Moisés, coordenador estadual do Programa em Santarém, além de mais de 300 profissionais entre Gestores e professores de 1º e 2º ano da rede municipal.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa - Alfabetiza Pará, instituído pela Lei nº 9.867, de 13 de março de 2023, sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), é um programa vinculado à Seduc, em regime de colaboração com os municípios, por meio de cooperação técnica, pedagógica e financeira. O objetivo é fortalecer o processo de alfabetização na idade certa dos alunos da rede pública, a fim de garantir uma política pública educacional eficiente e eficaz, resultando na melhoria dos indicadores educacionais.

Para o diretor da regional da Seduc em Santarém, Francisco Nascimento, o encontro é de fundamental importância para que Santarém possa melhorar a pontuação no Ideb.

"Esse programa vem fortalecer os nossos municípios que fazem parte da nossa DRE Santarém. Começamos ontem por Belterra; hoje o lançamento aqui em Santarém e é de fundamental importância uma vez que nossas secretarias estão dando todo o apoio para que assim possamos melhorar nossos índices”, frizou.

A Articuladora Municipal do Programa, Jéssica Ninas, explicou sobre a metodologia do encontro.

"Hoje, nós estamos fazendo o lançamento municipal do Programa Alfabetiza Pará com distribuição do material didático [contendo livro do professor, livro do aluno, livro de leitura para professor e aluno, cartazes didáticos, entre outros], com formação dos professores, para que eles entendam como funciona o programa, apresentando os resultados da avaliação inicial feita em março e qual a metodologia de trabalho a partir desse encontro, visando garantir melhor alfabetização dos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental”, ressaltou Jéssica.

A secretária de Educação Maria José Maia da Silva prestigiou o lançamento do programa. Ela afirmou que a meta é acabar com a defasagem e melhorar a fluência de leitura dos alunos.

"Mais um programa em parceria com a Secretaria de Educação do Estado em regime de colaboração. Com isso, nós estamos cumprindo uma das metas do Programa que é a formação dos nossos professores, sobretudo, de 1º e 2º ano, que é aquela fase que a gente precisa cuidar para que nossos alunos tenham a alfabetização na idade certa. Hoje, alguns alunos de 3º, 4º e até do 5º ano, por diversos problemas, hoje não conseguem ter a fluência da leitura e essa é a nossa meta a partir de agora com esse programa,  não só na zona urbana mas em todas as escolas da rede, inclusive na zona rural onde o processo é mais lento porque a grande maioria dos professores tem classe multisseriada, ou seja, várias séries na mesma turma e onde o professor tem uma responsabilidade até maior. Vamos envidar todos os esforços possíveis para que no inicio de 2024 tenhamos nossas crianças com a alfabetização na idade certa, iniciando o 3º ano sem essa defasagem da aprendizagem, para isso, estamos envolvendo desde o gestor da escola, professor, comunidade escolar a fim de obtermos um resultado eficaz”, destacou a titular da pasta de Educação.

No Pará, 142 municípios já aderiram ao Programa Alfabetização na Idade Certa – Alfabetiza Pará.  A Lei nº 9.674, de 24 de agosto de 2022, determina que 10% do repasse da cota-parte do ICMS aos municípios será calculada a partir de indicadores de resultados educacionais.

A alfabetização será um dos critérios considerados e o Programa Alfabetiza Pará visa apoiar os municípios na melhoria dos resultados.

Eixos do Alfabetiza Pará

• Premiação das escolas com os melhores resultados na avaliação externa;
  • Apoio técnico-financeiro visando a melhoria das escolas com os menores resultados na avaliação externa;
  • Acompanhamento e assessoria técnica e pedagógica para a implementação do Programa no município por intermédio das regionais;
  • Formação da equipe técnica, professores e gestores escolares;
  • Financiamento pelo Estado, de:
    • Materiais para formação e práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores;
    • Material didático para todos os alunos de 1º e 2º anos do EF da rede pública de ensino;
    • Avaliação e monitoramento dos resultados educacionais.

Programação

O evento seguirá por todo o dia de hoje na Casa da Cultura. Nesta quarta-feira (20), a programação/formação seguirá com os professores de 1º e 2º ano da região de rios, no Centro Universitário da Amazônia (Unama).

Já na quinta-feira (21), participam os professores da região de planalto, também na Unama. Na próxima semana, será a vez dos professores da área urbana. A formação será dividida por polos.