Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação (Semed), e o Grupo de Estudo em Astrofísica e Observação Astronômica de Santarém (GEAOA) está possibilitando aos alunos da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de observação de astros do Sistema Solar como o Sol, os oito planetas e demais objetos como o cinturão de asteroides, cometas e as galáxias.
A programação iniciou ontem (9) e se estenderá até a próxima sexta-feira (13) com um stand montado na Orla da cidade (ao lado do Terminal Fluvial) onde ocorre também exposição, apresentação de telescópios e demais instrumentos de observação astronômica, produtos temáticos (sourvinirs), bem como atividades que o GEAOA desenvolve em Santarém.
Os alunos do ensino fundamental (5º e 9º anos) contam com acesso livre e gratuito para duas únicas observações em cada um dos dois telescópios (as observações são intransferíveis). A observação também é livre para o público em geral com uma taxa de R$5,00 e pode ser feita entre 19h e 23h.
Esta é uma oportunidade aberta para os alunos dos ensinos fundamental das escolas do município de Santarém por meio da Semed em associar os conhecimentos sobre os estudos de ciências, física e da gravitação.
Para o líder do projeto, professor Ronivaldo Lameira Dias, astrônomo amador e sócio junior da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a ideia é agregar valor cientifico aos alunos.
“A ideia de divulgar uma das ciências mais antigas que existem na humanidade, que é a Astronomia, surgiu visando agregar mais valor cientifico às escolas, queremos divulgar nosso trabalho e, ao mesmo tempo, agregar esses valores científicos aos nossos alunos unindo assim o útil ao agradável”, disse o professor.
“Consideramos de suma importância projetos que despertem em nossos estudantes o interesse pelo método científico. A Astronomia é considerada uma das ciências mais antigas da humanidade, suas conquistas estão presentes em nosso cotidiano mesmo que não percebamos, como por exemplo, a organização do calendário, o uso dos sistemas de georreferenciamento, entre outras. É uma área fascinante e pode quebrar barreiras e a monotonia do ensino básico. Compreender as conquistas desta área para humanidade e poder ver nosso satélite natural, a lua, com riqueza de detalhes é uma experiência marcante, destacou a Assessora de Assuntos Educacionais da Semed, Gerusa Vidal, que também prestigiou a primeira noite de observação do projeto.
Sobre o GEAOA
O GEAOA é o primeiro grupo em Santarém com esse objetivo, de ensinar e desenvolver o conhecimento de astronomia e astrofísica. Por conta da pandemia ficou inativo, sem atividades, agora, está de volta em parceria com a Semed, mas é pensamento também agregar membros da sociedade que simpatizem pela causa.