A Aldeia Pajurá, localizada na área da Resex (Reserva Extrativista) Tapajós/Arapiuns, recebeu ontem, sexta-feira, 23, a Escola Indígena Izidório Amaral. Fundada em 2002, o educandário foi reconhecido como indígena em 2011, e dois anos depois, foram implantadas as disciplinas de Nheengatu e Notório Saber, importantes para a valorização da cultura local. Esta foi a 13ª obra entregue na área da educação.
A escola foi reformada, com secretaria, diretoria, sala de AEE, sala dos professores, cozinha, depósitos, banheiros e ampliada em mais quatro salas de aula. Um investimento de R$ 1.624.129,21. Atualmente, a escola é um polo na região, com duas anexas (Florêncio Joaquim Caetano e Suraraitá Tupinambá). Funciona nos turnos matutino e vespertino, e atende a 55 alunos - da Educação Infantil ao 9º ano e AEE, contando com um corpo técnico de 19 servidores.
A gestora da escola, Elione Costa, ressaltou o tamanho da conquista com a chegada da nova escola.
"Para nós aqui da aldeia é uma conquista enorme poder receber essa escola reconstruída. Tenho certeza que aqui as nossas crianças serão muito felizes e aprenderão muitas coisas novas. Nós só temos a agradecer a todos vocês, inclusive pelas melhorias feitas nas nossas escolas anexas: a Florêncio Joaquim Caetano, da aldeia São Caetano, e a Suraraitá Tupinambá, da aldeia São Francisco. Isso é prova de que vocês, do governo, acreditam nos nossos alunos”, agradeceu.
Para o ato de entrega da reconstrução da escola, estiveram presentes o prefeito Zé Maria Tapajós, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, os assessores da Semed, Nilton Araújo, do Núcleo de Rios, e Jecilaine Borari, do Núcleo de Educação Indígena, além dos vereadores Renilson Vinte (PSD), Alexandre Maduro (MDB), Alba Leal (MDB), Erasmo Maia (UB), e lideranças indígenas, o cacique da Aldeia Pajurá, Raimundo do Carmo, Marcílio Serrão, do CITUPI – Conselho Indígena Tupinambá, e Juvenal Sousa, do CITA - Conselho Indígena Tapajós Arapiuns.
Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, expressou a felicidade com a entrega de mais uma escola na região do Tapajós.
"Estamos muito felizes de estarmos aqui entregando essa escola pra vocês da aldeia Pajurá. Aqui, a escola foi mais de 90% construída, pouquíssimo do prédio anterior foi aproveitado. E essa nova escola chega para dar o melhor a essas crianças, a grande razão pela qual estamos aqui hoje: fazer com que eles tenham acesso a uma educação de qualidade, que estudem em um lugar digno e que sejam grandes cidadãos”, disse.
Durante a programação de inauguração, os alunos cantaram o hino nacional brasileiro e fizeram um agradecimento na língua indígena Nheengatu, além da apresentação da dança ‘Cunhã do Norte’.
O prefeito Zé Maria Tapajós enfatizou o quanto é bonito manter a essência do lugar de onde somos, especialmente para os indígenas, que têm uma cultura tão rica.
“É importante ver a cultura indígena sendo mantida e essa escola, com as salas em formato de oca nos lembra isso. Porque apesar de termos contato com pessoas de outras regiões, que têm costumes diferentes dos nossos, devemos sempre manter a nossa cultura, os nossos saberes, em nós. Então, cabe a nós deixar nos corações dessas crianças esses ensinamentos. A comunidade anda de mãos dadas com a escola, não esqueçam disso”, concluiu.