3. Cultura
  4. Equipes técnicas de cultura e educação definem atividades do projeto Museu Itinerante em escola do estado
Equipes técnicas de cultura e educação definem atividades do projeto Museu Itinerante em escola do estado Autor: Divulgação - Escola Maria Uchôa

Alciane Ayres
A segunda etapa será no dia 26 de abril.

Nesta terça-feira, 02, ocorreu a reunião entre as equipes técnicas do Centro Cultural João Fona (CCJF) e de professores da Escola Estadual Maria Uchôa Martins, no bairro da Floresta. O encontro foi para definir as ações que serão realizadas na segunda etapa do projeto Museu Itinerante: tecendo relações entre a coleção etnográfica dos Tapajó e os saberes coletivos.

O projeto tem a finalidade de extensão, sair das atividades internas do CCJF para as externas. Assim, promover maior oportunidade ao conhecimento da base da nossa cultura e história. Nesse deslocamento, em escolas da rede pública das zonas urbana e rural, almeja-se  que o projeto possa sensibilizar e fortalecer, através da categoria escolar o pertencimento a todo contexto museológico.

De acordo com o chefe do CCJF, Renato Sussuarana, a visita antecipada na escola estadual é importante para dialogar e alinhar o envolvimento da comunidade escolar dentro das atividades do projeto, uma das ações de políticas culturais da Semc.

"Estivemos no mês de fevereiro convidando a direção, que aceitou a proposta deste projeto inédito. Hoje retornamos para definir o roteiro de atividades do dia, a participação  dos alunos e os espaços que serão utilizados dentro da escola. E que possamos realizar pela manhã e à tarde no próximo dia 26 de abril, o momento de conhecimentos e trocas sobre a nossa história com dinamismo em apresentações culturais, palestras e exposição de cerâmica [réplicas e fotografia]”, detalhou.

Participaram ainda da reunião, o servidor da Semc, Newton Magno de Amorim, além dos professores Neucivaldo Moreira e Marcos Olivetto, da Escola Maria Uchôa. O projeto conta com a parceria da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

A primeira etapa do projeto foi realizada no dia 25 de março na EscolaMunicipal João XXIII, no planalto santareno, na comunidade do Cipoal (BR 163).