O primeiro dia do Circuito Tapajônico de Carnaval levou muita música, cor e animação às ruas de Alter do Chão. Neste sábado, 14, a programação foi dividida em três eixos que aconteceram de forma simultânea: o circuito dos blocos, os shows na Praça 7 de setembro e o tradicional mela-mela na Praça do Sairé, permitindo que o público circulasse entre os pontos da festa ao longo da noite.

No Circuito de Blocos, o destaque foi o cortejo do Bloco Pacu Assado, que percorreu as ruas da vila reunindo cerca de 200 foliões. A concentração atraiu moradores e visitantes.
De forma simultânea, a Praça 7 de Setembro recebeu a programação do espaço Cara Limpa, com apresentações da Banda 29 de Junho e da Sorriso Aberto, que animaram o público com repertório dançante e músicas tradicionais do período carnavalesco.



Entre os foliões, turistas também destacaram a experiência de participar do carnaval na vila. A turista Jessika Sousa, que visita Alter do Chão pela segunda vez, elogiou a programação cultural.“É a segunda vez que eu venho a Alter do Chão. Eu vim no réveillon e agora no carnaval. Estou achando maravilhosos os shows, muito bom”, afirmou.
Na Praça do Sairé, o tradicional Mela-Mela marcou mais um ponto alto da programação, reunindo grande público em meio à brincadeira com maisena e muita música. A animação ficou por conta da DJ Allana, além dos shows de Xote du Bom, Selma Antonele e Forró du Cheff.



Para garantir a segurança durante toda a programação, a Polícia Militar montou um esquema especial de atuação na vila.“Antes do início do evento, realizamos uma reunião de alinhamento com a organização do carnaval para definir estratégias e fluxos de atuação. Somente em Alter do Chão, estamos com um efetivo de cerca de 50 policiais militares, além da cavalaria, garantindo a segurança dos foliões, moradores e turistas”, afirmou o capitão Diogo, da Polícia Militar.
O Circuito Tapajônico de Carnaval segue com programação nos próximos dias, mantendo a a diversidade cultural e a alegria que marcam o carnaval de Alter do Chão e Santarém.
Autor:
Rony Aires