O segundo dia do Circuito Tapajônico de Carnaval em Alter do Chão foi marcado por intensa participação popular, energia e celebração da cultura local. Mesmo com chuva, moradores e visitantes prestigiaram a programação, que movimentou ruas e praças da vila ao longo do domingo (15).
A festa ocorreu em três formatos simultâneos — mela-mela, cara limpa e circuito de blocos — ampliando as opções de diversão para públicos diversos. Na Praça 7 de Setembro, o Cara Limpa reuniu foliões ao som de Márcia Pedroso e Banda Aurora, Grupo Kuatá e Forró Kibabado, em um ambiente de dança e animação, sem o uso de amido de milho.

O circuito de blocos levou cor e irreverência às principais vias da vila, com destaque para os blocos dos Gitinhos, Há Jacu no Pau, Eu Digo Égua, Tucuxi Elétrico e Encanado Folia. A dispersão ocorreu na Praça do Sairé, integrando foliões dos diferentes espaços da programação.
Já o tradicional Mela-Mela, também na Praça do Sairé, foi um dos pontos altos da noite, reunindo criatividade, interação e muita alegria ao som do DJ Robacena, Show Prometheus, DJ Pedrita, Forró Turbinado e Fruta Quente.

Promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o Circuito Tapajônico conta com uma ampla estrutura de serviços e segurança. As ações envolvem equipes de saúde, trânsito e limpeza, além do apoio de órgãos de segurança pública.
A secretária municipal de Cultura, Priscila Castro, destacou o sucesso do evento e a adesão do público.
“O Carnalter reafirma a força da nossa cultura e proporciona um ambiente seguro, organizado e acolhedor para todos. É gratificante ver a população participando e aprovando esse novo formato”, ressaltou.

A segurança e o suporte aos foliões foram garantidos com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e secretarias municipais.
A programação do Circuito Tapajônico em Alter do Chão segue nesta segunda-feira (16), com apresentações de DJ Zek Picoteiro, Show Chorinho Amigos do Zé, Sons do Norte, Stacão Folia e David Santos, além do circuito de blocos a partir das 17h.




Autor:
Caio Lobato/ CCOM