3. Çairé 2022
  4. Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é realizada no Çairé 2022
Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é realizada no Çairé 2022 Autor: Agência Santarém

Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é realizada no Çairé 2022

Geisa de Oliveira
A campanha contou com fixação de cartazes, distribuição de folder, abordagem social e blitz educativa

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do estado e município, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região (TRT 8ª), e secretarias municipais de Educação e Saúde, e Cras Alter do Chão, Conselho Tutelar III, realizaram durante três dias (13 a 17), na vila balneária de Alter do Chão, a campanha enfrentamento ao trabalho infantil.

A campanha que tem como tema: ‘Verão combina com brincadeira e diversão, trabalho infantil não’ começou na quinta-feira (15) à tarde com abertura na Praça 7 de Setembro. No dia 16 fixação de cartazes nas barracas na Ilha do Amor e Cajueiro e na vila de Alter do Chão. A programação encerrou no sábado 17, com uma grande blitz educativa no Caranazal e contou também com o apoio da Polícia Militar, Detran e Ciretran e Corpo de Bombeiros.

Na abertura da campanha as crianças acompanhas pelo Projeto Transformar Vidas na região do Porto dos Milagres, bairro Uruará, fizeram uma belíssima apresentação de carimbó contagiando turistas e a população.

O coordenador da Aepeti Edinelson Sousa avaliou de forma positiva a realização da campanha.

“Foi muito positiva desde a abertura até essa blitz, com certeza conseguimos levar a mensagem de que crianças e adolescentes não devem trabalhar e também os canais de denúncia. Tivemos excelente receptividade de turistas, a população em geral e dos barraqueiros e donos de estabelecimentos que permitiram deixar nossa divulgação em seus estabelecimentos”, contou o coordenador.

Nelceli Silva Melo, representante do Cerest estadual destacou que pela primeira vez esteve participando da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil desenvolvida pela Prefeitura de Santarém.

“Essa é a primeira vez que o Cerest está fazendo parte da campanha, para nós é um grande prazer, nós sabemos que infelizmente existe trabalho infantil aonde tem turismo, muitos tipos de trabalho infantil altamente prejudiciais a saúde, para nós da saúde é importante estar contribuindo com essa divulgação", disse Nelceli.

Mariano Costa Amaral barraqueira da vila disse que apoia a iniciativa. "Eu acho bem legal essa iniciativa porquê hoje em dia existem muitos riscos e a gente se preocupa muito com as crianças e adolescentes. A campanha é bem legal, bem interessante mesmo."

“Hoje em dia com tanta exploração ainda de crianças, menores, e esse combate ao trabalho infantil é maravilhoso, que se tome cada vez mais consciência de que lugar de criança é na escola e não no trabalho", observou a moradora de Santarém Socorro Nogueira.

“Foram 3 dias importantes de divulgação da nossa campanha aqui em Alter do Chão, alcançamos o objetivo e agradecemos a todos que estiveram conosco desde a abertura até este encerramento. Cada vez mais devemos ampliar as parcerias e estar em mais lugares levando a mensagem de que o trabalho infantil não é permitido e que devemos proteger nossas crianças e adolescentes para que tenham direito a um futuro de qualidade", salientou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

A campanha de sensibilização, além de levar a mensagem de que crianças e adolescentes não devem trabalhar, também divulgou os canais de denúncia:

• Conselho Tutelar I - (93) 99138-3143)

• Conselho Tutelar II - (93) 99123-4044)

• Conselho Tutelar III - (93) 99228-7982)

• Disque 100.