1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Lançada 6ª edição da Campanha 'Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos para Santarém'
Lançada 6ª edição da Campanha 'Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos para Santarém' Autor: Agência Santarém

Lançada 6ª edição da Campanha 'Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos para Santarém'

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
.

O lançamento da 6ª edição da Campanha 'Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos para Santarém' aconteceu na manhã de sexta-feira (18), no auditório do Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Santarém (OAB). 

A campanha é desenvolvida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) em parceria com Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PA), Vox Contábil, Receita Federal e OAB Subseção Santarém.

Durante o lançamento estiveram presentes autoridades municipais e as crianças atendidas pela creche Seara.

De acordo com a presidente do Comdca, Julia Freire, a campanha busca recursos de uma parcela de doação da declaração do Imposto de Renda (IR) para fortalecer as instituições que trabalham com a política da infância e adolescência e a pessoa idosa, seja na proteção ou na defesa.

"Nosso objetivo é contar com a ajuda dos nossos parceiros e principalmente com os contadores que tem esse poder de convencimento para conseguir as doações. Com  essa doação o Comdca e o CMDPI conseguem angariar recursos e repassar através de edital de chamamento público para instituições que trabalham com crianças, adolescentes e idosos”, observou Júlia.

A presidente do CMDPI Glaucya Fiori também afirmou a importância da campanha para a proteção e defesa da pessoa idosa, crianças e adolescentes.

“É um recurso que ficará na nossa cidade e assim a exemplo do ano passado nós podermos fortalecer essas políticas tão importante", diss Glaucya.

A Delegada da Receita Federal de Santarém Lourdes Tavares também frisou a importância da campanha.

“É uma oportunidade do contribuinte exercer sua cidadania e escolher na declaração a doação para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e da pessoa idosa de Santarém. O IR dela pode ser destinado de 3 a 6% do imposto devido”, declarou Lourdes.

“Estamos em prol a campanha com um elo junto aos conselhos em proporcionar ao profissional contábil o principal objetivo da campanha em ajudar a doar tanto para crianças e adolescentes”, salientou Igor Augusto Batista, representante da delegacia do CRC Pará em Santarém.

A presidente da Associação dos Contadores do Oeste do Pará - Vox Contábil  Lindomar Rodrigues, destacou que existe a expectativa de superação e a importância do apoio da classe contábil.

“Nossa expectativa é que esse ano supere a arrecadação dos anos anteriores e estamos instigando a classe contábil nesse convencimento a todos os contribuintes para que tenhamos a arrecadação maciça, então contadores arregaçando as mangas e trabalhando em prol dessa campanha maravilhosa", enfatizou Lindomar.

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito observou que a campanha em sua 6ª edição vem avançando.

“É uma campanha que está amadurecida e vem avançando em nosso município. Ficamos muito  felizes com a parceria com os contadores, eles que também nos acompanham na execução desses recursos com relação aos conselhos. Vem mais e mais benefícios chegando para entidades que já fazem um belíssimo trabalho em Santarém como a Seara e a Apae e isso vai estimulando outras instituições a se regularizarem. A arrecadação fica em Santarém, e que a gente possa cada vez mais conquistar novas parcerias", observou Celsa.

 

O prefeito Nélio Aguiar pontuou sobre o benefício para vários projetos desenvolvidos no município. Ele destacou a importância da parceria com a classe contábil, com a Receita Federal, universidades, contadores e com o próprio contribuinte.

 

"É um exercício de cidadania onde se junta entidades, associações, instituições, OAB, contadores. No momento que a gente une forças e trabalha com toda a sociedade as coisas se tornam menos difíceis, as coisas acontecem mais.  Parabéns por esse projeto”,  avaliou o Prefeito Nélio Aguiar.


Sobre a campanha 

 

O objetivo da campanha é arrecadar recursos do Imposto de Renda para os Fundos do município de Santarém que trabalham com a política da criança, do adolescente e da pessoa idosa, até o próximo dia 29 de abril.

De acordo com o plano de aplicação de recursos do fundo, 40% deverá ser destinado a projetos sociais. Atualmente, 14 entidades são cadastradas, entre entidades governamentais e não governamentais: Apae, Creche Seara, Pastoral do Menor, CIEE, Fundação Esperança, Senai, Sesc, Adefis, Adevibam, Obras sociais da Diocese de Santarém, Obras sociais e Educacionais da Igreja de Deus – A mão Cooperadora, Casa Azul e Projeto Irmã Dulce dos Pobres.

A exemplo das edições anteriores, a campanha será operada pelos contadores, encarregados de obterem autorização de seus clientes que têm imposto de renda a recolher à União, para destinarem doações de até 3 até 6% do valor devido, voltando-o para investimentos diretos no nosso município por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa.

Como doar?
O contribuinte deve entrar no site da Receita Federal e seguir esses passos:

01 – Preencher a declaração pelo modelo completo do IRPF/2021, clique na guia "deduções legais"
02 – Clique em "Doação diretamente na Declaração (ECA)". Em seguida, selecione o tipo de Fundo (Municipal), e o Município (de Santarém);
03 – Preencha o valor da Doação (até 6% do IR devido) O sistema já faz o cálculo;
04 – Imprima o DARF específico gerado (DARF ECA), na Guia Imprimir.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.