1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Prefeitura de Santarém promove palestra de conscientização sobre o Setembro Amarelo para mulheres vítimas de violência doméstica
Prefeitura de Santarém promove palestra de conscientização sobre o Setembro Amarelo para mulheres vítimas de violência doméstica Autor: Desconhecido

Prefeitura de Santarém promove palestra de conscientização sobre o Setembro Amarelo para mulheres vítimas de violência doméstica

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Mês alerta para a prevenção do suicídio

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher - Maria do Pará, ministrou na tarde desta quarta-feira (22), uma palestra sobre o Setembro Amarelo, mês que alerta para a prevenção do suicídio, para o grupo de mulheres que foram vítimas de violência doméstica e que são atendidas pela Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).

De acordo com a coordenadora interina Raimunda Silva Ferreira, o objetivo da palestra foi orientar as mulheres sobre a saúde mental. “Sabemos da realidade de nossas usuárias, muitas por terem sofrido violência ficaram muito fragilizadas, por isso trouxemos essa palestra do CAPS II  para divulgar sobre a rede. Aqui trabalhamos em rede e de acordo com a situação vivenciada as encaminhamos para fazer o acompanhamento para que elas possam seguir em frente”, observou Raimunda.

“Eu estava me sentindo depressiva. Não conseguia sair de casa e nem levar meus filhos para a escola. Vivi os 5 tipos de violência doméstica, não foi fácil procurar ajuda. Ver meus filhos sofrendo com a minha situação não foi fácil. E foi aqui no Maria do Pará que eu consegui vencer e hoje participo desse acompanhamento e estou seguindo minha vida”, confidenciou uma usuária.

A palestra foi ministrada pela Assistente Social do CAPS II Joice Matos. Ela falou que o número de atendimentos no CAPS até o presente momento equivale a um terço de todas as pessoas atendidas que apresentam idealização suicida o que é considerado um alerta para a sociedade santarena.

“As pessoas que estão nos procurando estão no processo inicial da tentativa de suicídio o que gera um alerta a essas pessoas para prevenir o suicídio. Muitas vezes quem convive não percebe que essa pessoa está precisando de um olhar profissional, ela deve passar pela prevenção necessária para não se consumar o fato, por isso é importante levar essas orientações para todos que possam perceber os sinais de que algo não está indo bem”, observou a profissional.

“Trabalhamos com a Assistência Social e acompanhamos um grande público de pessoas que vão desde crianças à pessoas idosas, por isso levar essas temáticas para nossos serviços é importante para que possamos prevenir que algo de muito ruim possa acontecer. Nosso trabalho é ajudar a prevenir que uma situação irreversível aconteça”, avaliou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.