3. Assistência Social
  4. Caminhada marca Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Caminhada marca Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa Autor: Divulgação Semtras

Geisa de Oliveira
Com o tema: Seja um defensor da pessoa idosa, a campanha será realizada até o fim deste mês.

Neste sábado, 15, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Desde 2006, o dia é reafirmado com realização de campanhas por todo o mundo e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realizam a programação da Campanha Junho Violeta com o tema: Seja um defensor da pessoa idosa. Diga não à violência contra a pessoa idosa.

A campanha vem sendo disseminada desde o início do mês.

Animados, contagiantes, os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santana, do Lar São Vicente de Paulo e da Associação das Pessoas Idosas (APIAS) e a sociedade em geral, participaram ontem, ssexta-feira, 14, de uma caminhada que teve a concentração em frente ao Lar São Vicente de Paulo, e seguiu pelas Avenidas Barão do Rio Branco, São Sebastião, Avenida Tapajós, encerrando na Praça Barão de Santarém (São Sebastião) com uma aula de zumba em parceria com a Ávila Fit.

A programação continuou hoje com palestras realizadas pelos membros do CMDPI sobre os direitos da pessoa idosa, na Associação dos Moradores do Juá; no dia 18, a partir das 14h30, estarão na Adevibam, com palestra sobre violência contra pessoa idosa; no dia 19 às 15h, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), palestra sobre os direitos da pessoas idosa; no dia 21 às 15h, a tradicional festa junina no CCI e no dia 28, às 18h, a programação encerra com blitz educativa em frente à Delegacia da Pessoa Idosa.

"Isso é muito importante porque a ONU institui o 15 de junho como o dia mundial de combate a todo tipo de violência contra a pessoa idosa. Então é importante o mês de junho, o junho violeta, porque os holofotes se abrem pra nossa causa, dão foco pro nosso trabalho e que a gente desenvolve todos os anos. Então aqui nesse momento você vê muitas pessoas idosas que já têm conhecimento do seu direito, mas essa caminhada serve pra mostrar pra outras pessoas que estão em casa que é possível também não estar presa. É possível brigar pelo seu direito, é interessante elas saberem que assim como nós, aqui tem OAB, aqui tem Conselho Municipal, tem o Ministério Público, tem Polícia Civil, tem a Secretaria de Associação Social, então tem toda uma rede de proteção trabalhando para garantir esses direitos," observou Evaldo Sena presidente do CMDPI.

"Nós temos vários tipos de violência contra a pessoa idosa. Não apenas a violência física, mas também a violência patrimonial, financeira, a negligência e a violência emocional e psicológica. Esse ano a campanha no Brasil, tem sido muito forte em relação à preservação da saúde mental da pessoa idosa, a necessidade de preservação da sua autoestima, a evitar o isolamento social e o papel da família nesse sentido é primordial. Então hoje essa caminhada tem o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da pessoa idosa e a valorização da pessoa idosa com slogan respeito não tem prazo de variedade," enfatizou Larissa Brandão Brasil, Promotora.

Márcia Rabelo da Delegacia do Idoso também acompanhou a caminhada.

"Temos aqui o Junho Violeta, que é o mês do combate à violência contra a pessoa idosa e através da educação a gente entende que o jovem passa a respeitar mais tantos os direitos dos idosos como ele entende os seus deveres, que tanto jovem como adulto tem dever de fornecer uma velhice tranquila, e uma vida calma pra esse idoso. Então o Junho Violeta é exclusivamente do combate à violência, é uma conscientização de toda a sociedade, desde a criança pequena até o próprio idoso pra saber do seu direito e também os direitos dos idosos. Seus deveres com a sociedade," avaliou a delegada.

"Eu não tenho o obstáculo de participar dessas coisas, da alegria, ser alegre. A gente está idoso, mas a gente não está morto. A gente quer viver feliz, e aqui eu acho a felicidade," contou a participante Maria Madalena Santos da Silva.

A caminha contou com a presença de Tereza Damaceno, de 105 anos, ela, é residente no Lar São Vicente de Paulo.

"Mais uma vez realizamos esse momento dentro da campanha Junho Violeta, de reforçamos a importância de proteger, de sermos defensores da pessoa idosa, dizendo não a violência contra eles, que a população possa denunciar e disseminar a importância dessa campanha," observou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.