3. Saúde
  4. Unidades Básicas de Saúde ampliam oferta de medicamentos fitoterápicos
Unidades Básicas de Saúde ampliam oferta de medicamentos fitoterápicos Autor: Divulgação Semsa

Unidades Básicas de Saúde ampliam oferta de medicamentos fitoterápicos

Katrine Bentes
Com a chegada do xarope de cumaru e do calmante de maracujá, agora a Semsa disponibiliza cinco medicamentos na Atenção Primária.

Nessa terça-feira, 30, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu 12 mil medicamentos fitoterápicos: 6 mil unidades de xaropes de cumaru, que auxiliam nos sintomas de doenças respiratórias, e 6 mil frascos de calmante de maracujá. Eles serão distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana, planalto e rios nas próximas semanas. Desta maneira, a Semsa disponibiliza cinco medicamentos na Atenção Primária.

A tradição na Amazônia de comercializar plantas e ervas para prevenção e tratamento de diversas doenças é enriquecedora. Para assegurar o acesso seguro e a utilização racional desses recursos, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, regulamentada pelo Decreto Federal n° 5.813, de 22 de junho de 2006. Essa política proporciona remédios e tratamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fomentando a sustentabilidade da biodiversidade e o progresso da indústria farmacêutica.

Irlaine Figueira e enfermeira Fabíola Aguiar, responsável pelo Programa de Medicamentos Fitoterápicos.

Irlaine Figueira, secretária de Saúde, explica as vantagens dos medicamentos fitoterápicos.

"Os medicamentos fitoterápicos, que vêm de plantas e ervas, têm várias vantagens. Primeiro, são naturais, então geralmente têm menos efeitos colaterais do que os remédios sintéticos. Segundo, costumam ser mais suaves. E terceiro, são bem aceitos porque fazem parte da nossa tradição amazônica".

A Semsa disponibiliza cinco tipos diferentes de medicamentos fitoterápicos na Atenção Primária à Saúde (APS). Eles são:

-Cumaru xarope (Dipteryx odorata) auxilia nos sintomas da sinusite, gripe, asma e bronquite;

-Maracujá (Passiflora incarnata) é um calmante natural, age no alívio de sintomas da ansiedade, ameniza insônia, entre outros sintomas;

-Guaco xarope (Mikania glomerata Spreng) auxilia nos sintomas de bronquite, gripe, asma, tosse, rouquidão, garganta inflamada;

-Isoflavona de soja (Glycine max) é um fitoestrógeno natural, serve para terapia de reposição hormonal em mulheres pós-menopausadas.

-Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) é indicada para o tratamento da má digestão e como coadjuvante no tratamento de úlcera no estômago e duodeno.

É importante frisar que, como todo medicamento, o fitoterápico deve ser utilizado conforme orientação médica. Quem precisar deve procurar um profissional médico nas UBS’s.