A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza a Campanha Novembro Azul em Santarém.
A abertura ocorreu nesta quarta-feira (10), na Unidade Básica de Saúde do Bairro Maracanã, com a presença de moradores da área, integrantes da divisão técnica e da coordenação de saúde do Homem. Na ocasião, foram desenvolvidas atividades educativas, além da inauguração da sala de Saúde do homem.
Legenda da foto: Inauguração da sala da saúde do homem
“O diferencial deste ano é que além do câncer de próstata, estaremos também fornecendo informações sobre outros tipos de câncer como o de estomago e o de pulmão, que também vem sendo registrado em uma parcela significativa do público masculino. Hoje realizamos a abertura oficial da campanha, a ação de saúde e prevenção no bairro Maracanã, além da entrega da sala de saúde do homem, que deve reforçar os serviços na unidade, voltados para este público”, destacou Tayane Matos, coordenadora do programa municipal de saúde do Homem.
Com o tema, “Novembro Azul: Troque o preconceito pela Vida!”, a campanha pretende promover ações com o intuito de conscientizar o público masculino da importância da prevenção e diagnóstico precoce de diversas doenças, entre elas, o câncer de próstata.
Legenda da foto: Durante a ação, materiais educativos são entregues.
No decorrer do mês, as atividades serão desenvolvidas em todas as UBS’s do município, com palestras, orientações e educação em saúde. O encerramento acontecerá no dia 27 de novembro, com uma ação no Mercadão 2000.
Câncer de próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, sendo ela quem produz parte do sêmen. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens com alta taxa de incidência.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.