3. Saúde
  4. Campanha 'Março Lilás' alerta sobre a prevenção ao câncer do colo uterino
Campanha 'Março Lilás' alerta sobre a prevenção ao câncer do colo uterino Autor: Agência Santarém/Jonathan Wesley

Campanha 'Março Lilás' alerta sobre a prevenção ao câncer do colo uterino

Katrine Bentes
Ao longo deste mês, diversos serviços voltados à saúde da mulher serão intensificados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município

Com o tema “O amor próprio começa com a prevenção”, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quarta-feira, 8, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prainha/Santíssimo, a abertura da programação da campanha "Março Lilás", mês dedicado à prevenção ao câncer de colo uterino, o terceiro tipo de câncer mais incidente entre o público feminino. No entanto, esta doença é facilmente prevenível, por meio do exame preventivo, conhecido por papanicolau.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a titular da Semsa, Irlaine Figueira, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), a representante do Centro Regional de Governo, Soliene Sousa, a representante do 9º Centro Regional de Saúde (Sespa), Mara Spinola, a referência técnica em saúde da mulher da Semsa, Renata Ricarda, a gerente da UBS Prainha/Santíssimo, Rodenilda Barroso, além das servidoras da saúde e mulheres à espera de atendimentos.

Ao longo deste mês, diversas atividades voltadas à saúde da mulher serão intensificas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's). Dentre os serviços ofertados, estão: coleta de PCCU, testes rápidos Hepatite B e C, HIV, Sífilis, administração de vacinas, solicitação de mamografias de rastreamento, atendimento odontológico para gestantes e aferição da pressão arterial.

Durante a cerimônia, a titular da Semsa, Irlaine Figueira, parabenizou e alertou as mulheres sobre a importância dos cuidados com a saúde.

“Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Parabéns a todas nós! Fico muito feliz de ver essa UBS lotada de mulheres que vieram usufruir do seu direito à saúde. Vamos intensificar nossas ações voltadas à saúde da mulher, especialmente, a prevenção do câncer de colo uterino, um câncer fatal, mas que pode ser prevenido com acompanhamento médico regular. Convido todas as mulheres a tirarem um tempinho e se cuidarem. Nossas UBS estão esperando por vocês"", pontuou Irlaine.

A importância da prevenção do câncer do colo de útero

A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é através do exame preventivo, o papanicolau. Ele permite a coleta de células do colo do útero e identifica se há alguma infecção ou variação nesses tecidos. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual ativa e que tem entre 25 e 64 anos de idade precisa realizar o exame. É um exame simples, rápido, gratuito e disponível em todo país.

Outra forma de prevenção é a vacinação contra o HPV (siga em inglês para Papilomavírus Humano). Este vírus pode causar lesões pré-malignas, que se não tratadas podem se tornar o câncer de colo de útero. A vacina contra o HPV encontra-se disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

O uso de preservativos também deve ser uma medida preventiva contra esse tipo de vírus, prevenindo, também, outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).

Apesar de ser uma doença grave, quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura do câncer de colo do útero são grandes.

Com os exames realizados de forma periódica, é possível identificar o tumor ainda em fase inicial, melhorando as chances de sucesso no tratamento. Na maioria dos casos, os sintomas surgem apenas quando o câncer se encontra em um estágio mais avançado, por isso a prevenção precisa ser incentivada.