A imunização contra a Covid-19 passou a integrar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde 1º de janeiro, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Isso resultou em uma atualização no público-alvo e no fluxo de vacinação. Agora, crianças de 6 meses e menores de 5 anos têm um esquema vacinal de três doses anuais, enquanto a vacina bivalente é restrita ao público prioritário, administrada a cada seis meses ou anualmente. Em Santarém, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) elaborou um cronograma que estabelece o revezamento de administração de vacina nas UBS's da Zona Urbana e Planalto, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Novo fluxo de imunização
- Vacinação de rotina: Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizadas com vacina específica para a faixa etária, seguindo as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo consiste em três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e segunda dose, e de oito semanas entre a segunda e terceira dose.
- Uma dose a cada seis meses: Pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses.
- Uma dose anual: Pessoas acima de 5 anos pertencentes a grupos prioritários, como instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses.
Para pessoas a partir dos 5 anos de idade fora dos grupos prioritários e já com duas doses de vacina contra a Covid-19, não há mais recomendação de vacinação, pois estão com o esquema completo. Indivíduos não imunizados ou com apenas uma dose podem iniciar ou completar o esquema básico de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.
Imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão devem ser
- Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea.
- Pessoas vivendo com HIV (PVHIV).
- Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por ≥ 14 dias (crianças: doses ≥ 2 mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10 quilos).
- Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão.
- Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias).
- Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise.
- Pacientes oncológicos que realizaram tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos nos últimos seis meses.
- Pessoas com neoplasias hematológicas.
Documentação: É necessária a apresentação de identidade com CPF e carteira de vacinação. Para imunocomprometidos e pacientes com comorbidades, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de cópia de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. Profissionais de saúde devem apresentar comprovante do vínculo empregatício (crachá, carteira ou contrato de trabalho vigente).
Cronograma de vacinação contra Covid-19 na área urbana
Na segunda-feira, das 8h às 16h, a imunização contra Covid-19 ocorre nas UBS’s: Aparecida, Área Verde, Diamantino, Maicá, Nova República e Salvação.
Na terça-feira, nas UBS’s: Interventoria, Mapiri, Maracanã, Uruará e Vitória Régia.
Na quarta-feira: Conquista, Matinha, Jaderlândia, Jardim Santarém e Santa Clara.
Na quinta-feira: Amparo, Esperança, Aldeia/Fátima/Laguinho, Jutaí e Santo André.
Na sexta-feira: Aeroporto Velho, Floresta, Livramento, Mararu, Prainha, Santana e Santarenzinho.
Cronograma de vacinação contra Covid-19 no Planalto
Na segunda-feira, das 8h às 16h, a vacinação ocorre na UBS Tabocal e UBS Boa Esperança.
Na terça-feira: Guaraná e Boa Esperança.
Na quinta-feira: Cipoal, Tabocal e Alter do Chão (Eixo Forte).
Na sexta-feira: São Braz, Jacamim, São José, Alter do Chão e Guaraná.
As comunidades Tiningú, Nova Esperança do Ituqui, Santana do Ituqui e Corta Corda e a região de Rios fazem programações conforme as demandas locais.