3. Saúde
  4. Santarém é destaque em atendimento de saúde dos socioeducandos da Fasepa
Santarém é destaque em atendimento de saúde dos socioeducandos da Fasepa Autor: Ascom Semsa

Santarém é destaque em atendimento de saúde dos socioeducandos da Fasepa

Katrine Bentes
O município atua na saúde de duas unidades socioeducativas do Oeste do Pará

A atenção à saúde dos adolescentes socioeducandos em Santarém foi destaque no 1º seminário das Boas Práticas promovido pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em Belém. As ações exitosas dos serviços de saúde, em especial os odontológicos, que são executados em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) são referência no município. O evento ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O seminário promoveu a reflexão da melhoria contínua do desenvolvimento organizacional e da garantia de direitos, na prática socioeducativa. Também estimulou, fortaleceu e divulgou as ações realizadas em cada unidade da Fasepa.

Jéssica Leal

A enfermeira da Fasepa da unidade de Santarém, Jéssica Leal, destacou as práticas de saúde desenvolvidas. “É uma honra estar compartilhando as boas práticas realizadas para os socioeducandos de regime de internação, provisório e semiliberdade. Graças à parceria com a Semsa conseguimos cuidar desses adolescentes de maneira integral. Agradeço os odontólogos Matheus Rocha e Thiago que atenderam 100% dos socioeducandos da unidade. Outra vitória foi a implementação e aprovação do PNAISARI que foi assinado no dia 25 de agosto de 2022 na Semsa. Este plano trouxe muitas melhorias em relação à saúde e bem-estar dos socieducandos.”

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde da Semsa, Daniella Bernardes, relatou o trabalho conjunto da atenção Básica e especializada para oferecer o atendimento integral aos adolescentes.

“Os atendimentos oferecidos aos socioeducandos da Fasepa é um trabalho de toda a Rede de Atenção a Saúde por meio de um trabalho em equipe, desde o atendimento ofertado nas unidades de saúde de Referência até os atendimentos realizados no CAPs e Centro de Especialidades Odontológicas. É um compromisso de todos levar uma saúde de qualidade aos adolescentes”, comentou Daniella.

O município de Santarém atua em duas unidades socioeducativas que atendem o Oeste do Pará, abrangendo 29 municípios, viabilizando as políticas públicas da socioeducação (profissionalização, escolarização, arte, cultura, esporte, lazer e saúde), desenvolvendo um processo socioeducativo coerente e articulado que garante novas e melhores oportunidades de educação, trabalho, vida e de existência para os socioeducandos e seus familiares.

Semsa e Fasepa alinhando atividades