Pedro Aguiar, de 77 anos, foi o paciente número 200 das altas médicas realizadas pelo Centro Especializado de Atendimento Covid-19 (CeaCovid) hoje, 28 de janeiro.
A equipe multiprofissional fez o corredor da alegria e em seguida o paciente badalou o sino, do projeto “Badalar da Felicidade”, anunciando o retorno para casa.
O idoso, que é morador de Santarém, ficou internado por sete dias e apresentou quadro estável durante o tratamento da doença. Ele demonstrou ser um homem de poucas palavras, mas o brilho no olhar ao sair mostrou a alegria de encontrar o filho que o aguardava na porta da Unidade. “Eu tô feliz”, disse Pedro, minutos antes de passar pelo corredor humano.
Para a técnica de enfermagem, Elielma Maria de Matos, o sentimento de motivação toma conta da equipe a cada alta médica. Ela afirma que os pacientes chegam nervosos e com medo, mas que cada um dos profissionais busca passar segurança e carinho durante todo o tratamento. “Eu sempre tento animar aqueles que estão internados no meu setor. A gente quando vai aplicar medicação conversa, tenta motivar e ainda incentiva que eles participem das ações internadas de humanização”, enfatizou.
Todas as pessoas que conquistam o retorno para o seio familiar passam pelo corredor humano e o projeto “Badalar da Felicidade”, essas ações são organizadas pelo setor do psicossocial. “É uma forma de carinho com eles, o nosso sentimento é dever cumprido. A gente busca que cada um se sinta acolhido. Aqui nós temos também os projetos de vídeo chamada, janela do abraço, prontuário afetivo, arte e música, além da escuta diária da nossa equipe”, disse, a assistente Social do CeaCovid, Liandra Bonfim.
Hoje, três pacientes receberam alta médica, dois deles estavam com as duas doses da vacina, o terceiro se trata de um bebê de 1 e 7 meses.
Legenda da foto: O bebê também recebeu alta e pôde voltar pra casa.