1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Em parceria com a Prefeitura, Projeto 'Rios da Esperança' leva arte e saúde para o distrito de Arapixuna
Em parceria com a Prefeitura, Projeto 'Rios da Esperança' leva arte e saúde para o distrito de Arapixuna   Autor: Agência Santarém

Em parceria com a Prefeitura, Projeto 'Rios da Esperança' leva arte e saúde para o distrito de Arapixuna

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Em média, mais de 200 pessoas participaram da ação.

A fórmula arte e saúde tem se mostrado eficaz na prevenção e promoção do bem-estar, exemplo disso, foi a ação especial realizada pelo Projeto Rios da Esperança, em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta quinta-feira, 20, no distrito de Arapixuna. Na ocasião, a população foi orientada de maneira lúdica através da dança, do teatro e do cinema. Além disso, os comunitários tiveram acesso facilitado a consultas médicas, odontológicas, psicológicas, vacinação, telemedicina, PCCU, palestras e emissão de cartão SUS. 

As atividades iniciaram às 9h, com os serviços sendo realizados em três pontos: na escola, na sede da comunidade e no posto de saúde. A animação começou com os dançarinos do grupo Carimbó Regional de Santarém. Em seguida, o teatro apresentou a peça intitulada “No dia em que a terra parou!”, que além de arrancar boas risadas das pessoas que estavam à espera dos atendimentos, também os sensibilizou sobre os impactos, prevenção e tratamento da Covid-19. 

Outro momento marcante foi o bate-papo das crianças do ensino fundamental com a psicóloga da Semsa, Rilda Sousa. A acessibilidade dos serviços se destacaram com atendimentos médicos presenciais e virtuais, por meio da telemedicina. A ação encerrou às 14 horas. Em média, mais de 200 moradores participaram.

“Essa união entre arte e a saúde é de suma importância, ainda mais nas comunidades ribeirinhas em que o acesso a esses serviços é mais difícil. Então, o projeto visa mudar essa realidade”, relata Josué Ramos, um dos coordenadores do projeto.  

“Hoje nós vimos o poder que a arte tem para a promoção da saúde. As pessoas estavam encantadas com as apresentações, que conseguiram sensibilizar para temas tão difíceis como a Covid-19. Então, só temos a agradecer ao Projeto Rios da Esperança por nos ajudar a proporcionar esse momento especial”, destaca a secretária de saúde, Irlaine Figueira. 

O projeto Rios da Esperança saiu de Belém, em janeiro, e já passou por 11 cidades, Santarém é a 12ª. O coordenador, Beto Paes, relata como está sendo essa jornada. 

“Essa experiência está sendo muito rica, pois estamos levando uma mensagem do cuidado, da prevenção e do tratamento contra o Covid-19 que ainda é uma realidade que precisamos lidar, apesar de já está controlada".

Sobre o Projeto Rios da Esperança

O Projeto Rios da Esperança, Arte e Saúde contra a Covid-19 é uma iniciativa em saúde desenvolvida pela Companhia Paraense de Arte, Sociedade e Meio Ambiente (CEBASMA) com a parceria da NPI, USAID e SITAWI. As Ações do projeto são levados aos municípios ribeirinhos da Amazônia nos estados do Pará e Amazonas, através da embarcação “O Marujo“, que conta com uma equipe de atores e técnicos em saúde. 

Dentre os serviços ofertados estão: Peça teatral com o espetáculo “No dia em que a Terra parou“, Cinema Educativo, atendimentos em telemedicina para pacientes sequelados com Covid-19 e/ou apresentando síndrome gripal e acompanhamento da vacina contra a Covid-19, este último realizado em parceria com a coordenação de imunização dos municípios.

A expedição fluvial Pará–Amazonas zarpou de Belém e já atracou em Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Breves, Melgaço, Portel, Gurupá, Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer e agora está em Santarém. Depois seguirá para Óbidos, Oriximiná, Juruti, Parintins, Itacoatiara, e terminará em Manaus.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.