3. Saúde
  4. Programa Saúde na Escola debate a importância da imunização em 156 instituições de ensino
Programa Saúde na Escola debate a importância da imunização em 156 instituições de ensino Autor: Ascom Semsa

Katrine Bentes
Atividades como orientações sobre a importância da imunização e atualização da caderneta vacinal foram realizadas.

O Programa Saúde na Escola (PSE), no mês de fevereiro, abordou como a vacinação é uma importante estratégia para saúde pública. A temática foi debatida em palestras, orientações e atividades lúdicas. Além disso, foi feita a verificação da caderneta vacinal e em seguida foram realizadas ações de imunização que estavam pendentes. Participam do programa Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), escolas de ensino fundamental, médio e técnico, nas zonas urbana, planalto e rios.

O Programa é desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed) e a Secretaria de Educação do Estado, através da 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE/Seduc). Esse ano foi ampliado o número de instituições cadastradas. Antes, participavam 54.438 alunos e 148 instituições; agora são 59.355 alunos, de 156 instituições da rede de ensino.

A coordenadora do programa, Karen Lima, ressalta a importância da ação. “As crianças e os adolescentes passam grande parte do tempo dentro da escola. Então, esse trabalho de conscientizar sobre a vacinação pode e deve começar desde cedo. Isso é possível através de atividades integradas como essa, em que envolvemos estudantes, professores, e as equipes de saúde para alcançar promoção e prevenção da saúde pública”.

Sobre o Programa - O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial instituída pelo Decreto n° 6.826, de 5 de dezembro de 2007, que visa a integração e a articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade dos estudantes. Anualmente, o programa oferta 13 temáticas para serem desenvolvidas no ambiente escolar.