A saúde bucal em Santarém segue avançando. Em 2022, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Divisão de Saúde Bucal, duplicou a cobertura dos serviços odontológicos e até a data de hoje, 14, alcançou o quantitativo de 42.545 atendimentos, 50% a mais dos realizados em 2021, que somaram 22.289 atendimentos. Os dados são do E-SUS do Ministério da Saúde e refletem os investimentos aplicados pela atual gestão em estrutura e equipe de profissionais.
Esse ano, foram investidos quase R$130 mil na saúde bucal do município, recursos provenientes do tesouro municipal e demais adquiridos por portarias do Ministério da Saúde. Os investimentos garantiram a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais equipadas, contratação de mais profissionais e aquisição de equipamentos. Toda essa estrutura garantiu a ampliação da capacidade dos atendimentos.
Leia também:
-
Investimentos na saúde bucal ampliam atendimentos odontológicos em Santarém
-
Atendimentos Odontológicos às gestantes cresce 35% em Santarém
-
Santarém é destaque em atendimento de saúde dos socioeducandos da Fasepa
Estrutura da saúde bucal da rede pública
Atuam 44 equipes de saúde bucal na zona Urbana, Planalto e de Rios, com atendimentos na atenção primária, especializada, urgência e emergência. Todos possuem consultórios completos com cadeira odontológica, sugador, refletor, mocho, compressor, autoclave, fotopolimerizador, entre outros.
Saúde bucal na Atenção Primária à Saúde
Na zona urbana, atendendo na atenção primária, há 29 UBSs com consultório. São elas: Jaderlândia, Santo André I e II,
Uruará I e II, Floresta, Interventoria, Livramento, Vitória Régia, Diamantino, Santarenzinho, Maracanã, Aparecida, Maicá, Aeroporto Velho, Conquista, Salvação I e II, Matinha, Mapiri/Liberdade, Santana, Jardim Santarém, Nova República, Área Verde, Amaparo, Aldeia, Jutaí, Prainha e Esperança.
No planalto santareno há onze consultórios nas UBS’s de Nova Esperança do Ituqui, São José, Boa Esperança, Nova Esperança, Jacamim, Tiningú, Alter do Chão, São Braz, Mararu, Cipoal e Tabocal. Já a região de rios conta com um consultório fixo na UBS do Lago Grande do Curuai, além dos três consultórios completos das Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF) Ailton Barros, Abaré I e Abaré II.
As UBS’s atendem todas as faixas etárias por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Dentre os serviços ofertados estão: profilaxia (limpeza), aplicação de flúor, restaurações, extrações dentárias, orientações sobre higiene bucal e encaminhamentos para as especialidades odontológicas, quando necessário.
Saúde Bucal Especializada
A Semsa conta com o CEO no bairro Santana, um CEO Tipo III e um Laboratório de Próteses no bairro Santa Clara que foram inaugurados em junho desse ano, por ocasião dos 361 anos de Santarém. E já está em fase de revitalização o CEO do bairro Maracanã.
Os centros atendem todas as faixas etárias. Os pacientes precisam ser referenciados e encaminhados pelas UBS para receberem os serviços especializados, entre eles: diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral, endodontia, odontopediatria. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Saúde Bucal de Urgência e Emergência
Os atendimentos de urgência e emergência são feitos no consultório odontológico da Unidade de Pronto atendimento (UPA) 24 horas, que foi reativado no mês de agosto desse ano. O acesso ocorre por demanda espontânea, com atendimento à população todos os dias da semana, 24 horas por dia. Localizada na Avenida Curuá-Una, S/N, no bairro São José Operário. Infecção dentária, dor de dente intensa, hemorragias gengivais, traumatismos dentais, ósseos e dos tecidos moles (gengiva, língua e lábio) e outros estão dentre os atendimentos ofertados.
O coordenador da Divisão de Saúde Bucal, Jheymenson Coelho, celebrou e agradeceu todos que contribuíram para o número exitoso de atendimentos realizados. “Estamos muito felizes. Esses dados são fruto do olhar e contribuição da gestão e dos mais de cem profissionais dentistas e técnicos de saúde bucal que fazem o serviço acontecer.”
O coordenador ainda destacou as ações que estão sendo planejadas para o ano de 2023. “Vamos reforçar e aperfeiçoar a oferta de saúde bucal a população com a criação de novas equipes de saúde bucal na Atenção Primária, com a restruturação de salas e equipamentos nas UBS que já possuem o serviço, além do fortalecimento do Programa de Pré-Natal Odontológico, e a entrega da revitalização do CEO do bairro Maracanã”.
“Ficamos gratos e felizes ao analisar os dados. A rede pública de Santarém se orgulha em dizer que possui um serviço odontológico integral, gratuito e de qualidade. Quem ganha é a população santarena que tem assistência completa pelo SUS”, reforçou a titular da Semsa, Irlaine Figueira.