A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue garantindo avanços na saúde bucal. O resultado disso é o aumento dos atendimentos odontológicos de grávidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do município. De acordo com os dados do SISAB/Ministério da Saúde, entre 2018 e 2022, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) registraram o aumento de 3% para 35% no total de mulheres que foram assistidas pelos serviços odontológicos durante a gestação, graças às intervenções das equipes de saúde bucal na estratégia de saúde da família no programa de Pré-Natal.
O atendimento odontológico às gestantes é gratuito e fundamental para a saúde bucal da mãe e do bebê. Para ter acesso ao serviço é preciso iniciar o pré-natal na UBS mais próxima da residência e retirar o encaminhamento para o setor de odontologia.
A Semsa, por meio das equipes de saúde bucal dos postos e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), tem reforçado as orientações sobre a importância do pré-natal odontológico para todas as gestantes, com pelo menos uma consulta durante o período da gravidez.
“Esses dados positivos são resultado dos investimentos que a atual gestão municipal tem feito na saúde bucal com entrega de equipamentos, assistência técnica com frequência e recentemente a reestruturação do CEO- tipo 3, além do retorno dos atendimentos odontológicos de urgência e emergência na UPA 24h”, destacou o coordenador de saúde bucal da Semsa, Jheymenson Coelho.
“A gestação é uma fase importante, pois uma nova vida está sendo gerada. Assim, é fundamental cuidar da saúde para que o bebê se desenvolva sem problemas, e isso envolve, também, o cuidado com a boca e temos garantido investimentos para avançarmos e darmos um atendimento de qualidade para nosso usuário do SUS” pontuou a secretária de saúde, Vânia Portela.