A cobertura dos serviços odontológicos de Santarém está maior. Em um ano, foram investidos quase R$130 mil na saúde bucal do município. Esses recursos garantiram a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais equipadas, contratação de mais profissionais e aquisição de equipamentos. Toda essa estrutura ampliou a capacidade de atendimentos dos santarenos registrando mais de 25 mil pacientes examinados de 2021 ao segundo semestre de 2022.
Mais estruturas odontológicas
Nesses dois últimos anos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Divisão de Saúde Bucal, implantou consultórios odontológicos em 7 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Foram elas: Salvação, Amparo, Vila do Curuai - Lago Grande, Jutaí/Urumari, Aldeia/Fátima/ Laguinho, Prainha/Santíssimo e Esperança. Além desses, a atual gestão busca ainda a implantação de um consultório para a comunidade São José na região do planalto e a retomada dos atendimentos de urgência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.
A estrutura odontológica do município conta ainda com três consultórios completos nas Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no bairro Santana, um CEO Tipo III e um Laboratório de Prótese no bairro Santa Clara que foram inaugurados recentemente no mês de junho, por ocasião dos 361 anos de Santarém. E já está em fase de revitalização o CEO do bairro Maracanã.
Aquisição de equipamentos modernos e profissionais
Além da implementação de consultórios odontológicos, as demais unidades e centros estão mais equipados. Novos equipamentos foram adquiridos a exemplo de 20 novas autoclaves para as equipes de saúde bucal, um almoxarifado próprio refrigerado e adequado no Centro de Abastecimento Farmacêutico localizado na Trav. Assis de Vasconcelos, um Raio X digital para os centros de especialidades e um Consultório Portátil para ações e atendimentos na região do Planalto.
Foram entregues ainda 35 novas destiladoras de água, 09 compressores odontológicos, 10 unidades de Kits de canetas odontológicas, 10 fotopolimerizadores , 10 seladoras, 03 ultrassom odontológicas, 03 consultórios odontológicos novos, 05 Mochos auxiliares odontológicos.
O conforto aos pacientes também é uma das diretrizes da atual gestão que renovou as mobílias e centrais de ar no CEO Santana, no CEO Tipo III e também no CEO Maracanã que em breve será entregue revitalizado.
Ampliação dos atendimentos
O governo municipal fortaleceu ainda a Atenção Primária à Saúde. Atualmente, a Divisão de Saúde Bucal da Semsa possui 40 equipes de profissionais.
Com a implementação de mais equipamentos e atuação de mais profissionais – ademais os 25 mil pacientes atendidos de 2021 ao segundo semestre de 2022 – a cobertura de atendimentos odontológicos de gestantes na rede SUS aumentou de 02% em 2018, para 32% em 2022.
Santarém participou ainda de um estudo do SB Brasil, um projeto sobre as condições de saúde da população para análise de novos investimentos.
Todos os investimentos mencionados estão contabilizados em R$ 128.014,84, recursos provenientes do tesouro municipal e demais recursos adquiridos por portarias do Ministério da Saúde.
O coordenador de Saúde Bucal da Semsa, Jeymenson Coelho, afirma que as conquistas no setor ‘balanceiam’ os desafios de atuar no SUS . “Trabalhamos por demanda com serviço gratuito, o que gera grande procura e naturalmente ocorre certa demora, mas nossas equipes dão fluidez aos serviços. E todos esses investimentos corroboram nossa atuação para oferecer o melhor a população. O cidadão santareno é sempre o grande vencedor ao ser beneficiado com ações de políticas públicas envolvendo a saúde bucal”.
“Nós temos ampliado os serviços odontológicos e investido em equipamentos para fortalecer e melhorar os atendimentos da saúde bucal pública do nosso usuário do SUS. É muito gratificante para nós poder devolver um sorriso saudável para a nossa população", declarou a titular da Semsa, Vânia Portela.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, ressalta que investir na saúde bucal está diretamente relacionado em garantir saúde como um todo. “Temos o compromisso de garantir atendimentos de saúde humanizados a nossa população. Investir em saúde bucal é investir na saúde de todo o organismo. Estamos ampliando e qualificando os serviços odontológicos especializados. Avançamos muito nesse quesito e ainda vamos introduzir mais modernidade e estrutura em nossa cidade.”