Mesmo após iniciar nesta segunda-feira, 20, com uma sessão de diálise, Lourenço Cardoso da Silva, fez questão de se arrumar com cuidado para um momento inesquecível: seu casamento com Ana Cláudia Bentes. A cerimônia, marcada pela emoção, aconteceu no espaço Mãos Amigas na Ação Social (Manas), do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), graças ao empenho de uma força-tarefa da equipe da unidade. Para tornar o dia ainda mais especial, filhos e irmãos do casal apareceram de surpresa. Em meio a um ambiente simples, mas repleto de afeto, Ana Cláudia cruzou o local com lágrimas nos olhos, enquanto Lourenço a aguardava ansioso.
Morador de Oriximiná, Lourenço, 66 anos, está hospitalizado no HMS desde 10 de janeiro. Durante esse período de dificuldade, ele manifestou o desejo de oficializar sua união com Ana Claúdia, com quem vive desde 2009. Mesmo em tratamento de diálise, ele não quis esperar mais para realizar esse sonho.
Ao ouvir o pedido de casamento repetido de Lourenço, Claúdia decidiu que aquele seria o momento ideal para selarem a união ali mesmo, no hospital.
"Ele já tinha me pedido em casamento antes de ser internado, e quando foi agora ele disse que não queria mais esperar e me pediu em casamento novamente. Foi aí que decidimos casar no hospital mesmo”, contou a noiva.
A equipe do HMS, prontamente, se mobilizou: preparou a noiva com vestido e maquiagem, arrumou o espaço com uma decoração romântica e preparou o noivo com o mesmo carinho.
A cerimônia, marcada por palavras de incentivo e muita emoção, contou com a presença de profissionais de diversas áreas do hospital, além da secretária adjunta de saúde, Irlaine Figueira e a equipe do Centro de Hemodiálise, onde ele faz tratamento. Durante a celebração, Ana Claúdia falou sobre a expectativa para o enlaçe.
"Realizar nosso casamento aqui, em meio a tanto cuidado e carinho, é algo que levarei para sempre no coração. Esperávamos algo simples, ficamos surpresos com cada detalhe. Agradeço muito a equipe do hospital municipal", disse.
Lourenço também, também, falou sobre a felicidade do momento da união.
"Este momento supera todas as expectativas. Estou grato por todo o apoio que recebemos e por poder unir minha vida à dela de forma tão especial. Não esperávamos uma festa tão bonita e tanto carinho que recebemos".
A psicóloga Narjara Dantas, que atua no HMS, afirmou que esse tipo de acontecimento é importante, pois contribui para o processo de humanização tão necessária nos dias de hoje na área da saúde.
"Ver esse sonho se tornar realidade foi emocionante para todos nós. Esse tipo de momento reforça a humanização que carregamos no cuidado com nossos pacientes. Esse foi o primeiro casamento celebrado no hospital”, contou.
Embora não haja planos imediatos para uma lua de mel, o casal sonha com o futuro e aguarda ansiosamente o momento de retornar para casa.
A equipe do hospital, em parceria com o curso de estética da Unama e a ornamentação da R&S decorações tornaram o ambiente ainda mais acolhedor e especial para o casal.