A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Projeto Saúde e Alegria (PSA), entregou melhorias estruturais e novos equipamentos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das comunidades Curi e São Pedro, localizadas na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, nos dias 19 e 20 de agosto, fortalecendo o atendimento de atenção primária em regiões distantes da área urbana.
As duas UBSs passaram por revitalização completa e receberam os Kits UBS, compostos por equipamentos médicos, mobiliário, acesso à internet e sistema de energia solar, permitindo realizar desde consultas de rotina até teleconsultas.
UBS de Curi
A unidade, inaugurada em 2015, integra a estratégia da UBS de São Pedro e atende aproximadamente 83 famílias (cerca de 300 pessoas). Com a revitalização, passou a dispor de estrutura reforçada para consultas de enfermagem, vacinação, saúde da mulher e do homem, atendimento a hipertensos e diabéticos, entre outros serviços básicos.

UBS de São Pedro
Com uma trajetória de mais de três décadas em saúde comunitária, a UBS de São Pedro hoje atende 401 famílias de 15 comunidades, somando cerca de 1.496 pessoas. A unidade já oferece serviços como pré-natal, consultas médicas, saúde mental, Hiperdia, visitas domiciliares, planejamento familiar e telemedicina. Agora, com a modernização, ganha condições para ampliar a resolutividade dos atendimentos e reduzir deslocamentos até a área urbana.
Para Tângara Sansil, assessora de Rios da Secretaria Municipal de Saúde levar saúde até as comunidades ribeirinhas é, sobretudo, um grande desafio logístico.
"Mas é principalmente uma missão que assumimos com responsabilidade. Com os Kits da Floresta e a melhoria nas nossas unidades de saúde, conseguimos oferecer mais resolutividade aos atendimentos, garantindo que situações de urgência e de rotina sejam acolhidas com dignidade, sem que as famílias precisem se deslocar longas distâncias até a cidade. Esse é mais um avanço que aproxima o cuidado de quem mais precisa e fortalece a presença da Prefeitura, por meio da Semsa, nos rios e comunidades do Tapajós e Arapiuns".
KIT UBS: saúde ribeirinha fortalecida
O Projeto KIT UBS é uma iniciativa do Projeto Saúde e Alegria em parceria com a Prefeitura de Santarém/Semsa, com apoio da Fundação Banco do Brasil e do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). O objetivo é qualificar a atenção primária em áreas remotas da Amazônia, com foco em populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas.
Além de Santarém, o projeto contempla ao todo 24 unidades de saúde em municípios do Pará e Amazonas:
12 em Santarém (oito no Arapiuns, três no Baixo Tapajós e o barco-hospital Abaré II);
cinco em Jacareacanga;
uma em Itaituba;
quatro em Salvaterra;
duas em Curralinho.
O impacto direto alcançará cerca de 10 mil pessoas, e indiretamente mais de 30 mil moradores, incluindo povos indígenas de cinco etnias e comunidades quilombolas.
O coordenador geral do Projeto Saúde e Alegria, Caetano Scannavino, reforçou a importância da união institucional.
"Modernizamos as unidades com energia solar, autoclave, sala de vacina, eletrocardiograma e outros equipamentos que permitem resolver problemas comuns sem que o paciente precise se deslocar até a cidade. Esse avanço só foi possível pela parceria entre organizações da sociedade civil, a Prefeitura e o Ministério da Saúde".
Para o secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho, a iniciativa mostra como esta soma de esforços gera resultados concretos.
"Com o apoio de parceiros, estamos modernizando unidades de difícil acesso e garantindo que nossos ribeirinhos tenham acesso a serviços de saúde com mais qualidade e segurança. Isso fortalece a atenção básica e aproxima o SUS de quem mais precisa".
De acordo com o prefeito Zé Maria Tapajós, esta parceria garante que as comunidades ribeirinhas tenham acesso a uma saúde de qualidade, com estrutura moderna e equipamentos.
"A entrega dos Kits da Floresta e a revitalização das UBS de Curi e São Pedro representam não apenas mais conforto e dignidade no atendimento mas um importante passo para que todos os moradores, sejam os da área urbana ou da área rural, tenham acesso aos serviços de saúde. A Prefeitura de Santarém seguirá trabalhando para que cada família, em cada canto do nosso município, seja atendida com respeito e eficiência".