Em alusão a campanha Julho Amarelo, que visa conscientizar sobre as hepatites virais e as formas de prevenção da doença, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou diversas ações em locais e horários estratégicos alcançando 1.904 pessoas em atendimentos. Durante as atividades, 7.619 testes contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) foram feitos, confirmando 26 novos casos de HIV, 34 de sífilis, 5 de Hepatite B e 1 de Hepatite C.
De acordo com dados do Centro de Testagem e Aconselhamento, de 2007 a 2023, foram diagnosticados com Hepatites Virais B e C, na região Oeste do Pará 1.234 pessoas. Após a campanha Julho Amarelo, novos casos foram confirmados, além disso foram distribuídos 14.774 preservativos e 2.000 panfletos informativos.
As ações da campanha ocorreram de segunda a sábado, em lugares de muita circulação de pessoas como, por exemplo, o Belo Centro, o Shopping Rio Tapajós, as feiras, ruas da cidade, o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, do planalto e da região de rios e ainda no CTA.
Em 28 de julho, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, o CTA intensificou ainda mais as ações, ofertando testagem, orientações em saúde e panfletagem. A programação começou cedo, por volta das 7 horas, no mercadão 2000. E às 8h, no Centro de Referência em Saúde do Idoso. À tarde, as equipes seguiram para o Hospital Municipal de Santarém e para a Praça do Santarenzinho. Apenas nesse dia 1.352 testes foram feitos.
A coordenadora do CTA, Ana Lucia Ferreira, relata que a campanha foi muito produtiva.
"A campanha Julho Amarelo foi bem aceita pela população. Tínhamos a meta de realizar 4 mil testes e acabamos realizando quase 8 mil. A campanha encerrou, mas o CTA continua com as ações de testagem, acolhimento e a distribuição de insumos de prevenção. Além disso, o CTA Santarém é privilegiado por ter equipamentos de ponta, pois pode diagnosticar as doenças em apenas duas horas, coisa que antes levava de 30 a 40 dias, essa celeridade possibilita o tratamento em tempo oportuno. Então, quem desejar se conhecer sorologicamente pode procurar nossa equipe no CTA".
Sobre o CTA: oferta diagnóstico com testes rápidos, insumos de prevenção e o tratamento para HIV, Sífilis e as Hepatites Virais B e C. Além de atender as solicitações do Sipat, universidades, escolas e solicitações de outros órgãos públicos com palestras educativas, acolhimentos e as orientações.
O equipamento atende toda a região Oeste do Pará por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O CTA está localizado na Av. Barão do Rio Branco, 860 - Bairro Santa Clara.
Sobre a Campanha Julho Amarelo: foi instituída pela OMS, através da Lei nº 13.802, de 2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, visando promover a luta e a educação a respeito das hepatites virais.
Galeria de imagens