1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Mais de 5 mil procedimentos de saúde são realizados pela unidade fluvial Ailton Barros na região de várzea
Mais de 5 mil procedimentos de saúde são realizados pela unidade fluvial Ailton Barros na região de várzea Autor: Josué Martins

Mais de 5 mil procedimentos de saúde são realizados pela unidade fluvial Ailton Barros na região de várzea

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
A ação é resultado da colaboração entre a Semsa, ONG Médicos do Mundo e projeto Abarcar

A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Ailton Barros promoveu 5.839 procedimentos de saúde na região de várzea do Tapará Grande, prestando serviços a 11 comunidades ribeirinhas. Essa ação especial ofertou diversas especialidades médicas, tais como Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria, Medicina da Família, Clínica Geral, Infectologia e Geriatria, resultando em um total de 478 consultas. Além disso, foram distribuídos 4.788 medicamentos, aplicadas 157 vacinas para humanos e 350 imunizantes para cães e gatos, somando-se a 66 atendimentos odontológicos e ambulatoriais. A expedição da UBSF, que se estendeu por quatro dias, de 19 a 22 de janeiro, é uma peça fundamental no planejamento da Atenção Primária à Saúde (APS). A ação foi coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em colaboração com a ONG Médicos do Mundo e o projeto Abarcar, essa é a segunda parceria entre essas entidades. O objetivo é reduzir as filas de espera em especialidades médicas e oferecer assistência de qualidade às comunidades ribeirinhas. 

“Uma das minhas maiores preocupações é lidar com as extensas filas nas diversas especialidades do sistema. Estabelecer uma parceria com o projeto Abarcar, dada a diversidade de especialidades, é assegurar que as estratégias afirmativas tenham um impacto positivo na redução das demandas. Assim, avançamos não apenas em quantidade, mas também em qualidade nos atendimentos, beneficiando diretamente os usuários do SUS,” pontua a assessora de Rios da Semsa,Tângara Sansil. 

O presidente e fundador do Projeto Abarcar, Josué Andrade Martins, enfatizou a importância da parceria entre as entidades. 

"Eu sou ribeirinho, cresci no Aritapera, minha família é daqui. Realizar mais essa missão na região de várzea me traz a sensação de dever cumprido, pois criamos o projeto Abarcar com o intuito de atender às necessidades de saúde dessas pessoas em vulnerabilidade. Esta foi a nossa segunda colaboração com a Semsa. Nessa missão, mobilizamos 31 profissionais para somar esforços, incluindo 11 médicos especializados em diversas áreas. Estamos profundamente satisfeitos com os resultados desta parceria contínua com o poder municipal. Vamos seguir alinhando ações como essa para continuar impactando positivamente a saúde das comunidades ribeirinhas."

"Essas ações do  Ailton Barros refletem nosso compromisso com a saúde e bem-estar das comunidades ribeirinhas de Santarém. A parceria é essencial para ampliar o acesso a serviços médicos especializados, reduzir as filas de espera e proporcionar assistência de qualidade. Agradeço aos envolvidos, especialmente à equipe da Semsa, à ONG Médicos do Mundo e ao Projeto Abarcar, por dedicarem esforços em benefício da saúde dessas comunidades ribeirinhas. Vamos continuar trabalhando juntos para fortalecer a Atenção Primária à Saúde e assegurar que todos os cidadãos tenham acesso a serviços médicos essenciais, independentemente de sua localização geográfica.", disse o prefeito Nélio Aguiar.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.