Com o tema "Tolerância com as diferenças, amor nas atitudes", o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou uma ação natalina nesta terça-feira, 12. O evento contou com diversas apresentações, desde uma peça teatral sobre o nascimento de Jesus até a dança do Rei Davi e das bailarinas, todas protagonizadas pelas crianças e adolescentes atendidos na unidade, que ensaiaram e brilharam no palco. A presença especial do Papai e Mamãe Noel adicionou um toque mágico, distribuindo alegria, brindes e afeto em abraços calorosos para os mais de 150 participantes da festividade.
Em cada rosto, a alegria era visível e contagiante. As gêmeas Emily e Evile estavam radiantes, exibindo sorrisos de orelha a orelha por terem participado do balé. A mãe das meninas, Alcione do Nascimento, destacou a importância desse momento.
"Desde que começaram o tratamento aqui, percebo o quanto elas evoluíram. Estão tendo um bom desenvolvimento, e eu só tenho a agradecer. Hoje, as meninas fizeram uma apresentação belíssima. Ver elas brincando, interagindo e se divertindo faz com que nossa família se sinta acolhida. Com certeza, isso ajuda muito no tratamento delas."
Keina Dias, mãe do Victor Henry, também compartilhou sua alegria pela participação do filho no evento.
“Hoje foi a primeira vez que ele se apresentou. Foi desafiador porque ele tem dificuldades na comunicação, mas ele se superou! Com muitas conversas e diálogo, contando com a ajuda dos profissionais do Capsi, ele fez uma linda apresentação.”
Além de celebrar o Natal, a ação teve como objetivo promover a interação entre as crianças e adolescentes, cultivar a solidariedade e fomentar o espírito de confraternização no ambiente que é habitualmente frequentado pelos assistidos. Essa iniciativa também contribuiu para fortalecer os laços com o serviço.
Para o coordenador do centro, Marlon Marinho, esse momento de descontração é essencial para o tratamento das crianças e adolescentes assistidos na unidade.
"Organizamos este evento porque compreendemos sua relevância para nossas crianças e adolescentes. Buscamos proporcionar a eles um ambiente onde se sintam mais confiantes, amados e valorizados. Durante as atividades de interação, notamos a alegria e o empenho de cada um para superar desafios, especialmente considerando que muitos enfrentam dificuldades nesse aspecto. Este engajamento enche nosso coração de orgulho", ressaltou.
A ação foi preparada com muito carinho pelos funcionários e coordenação. A decoração natalina incluiu diversos balões, enfeites, uma árvore de Natal formada pelos rostinhos dos pacientes e a distribuição de picolés, pipoca, cachorro-quente e vatapá.
A educadora física, Kissiane Santos, ainda emocionada, compartilha sua experiência ao ver os pequenos dançando e atuando na ação natalina.
"Estamos super contentes com o desfecho evento. Os pais e mães que vieram de longe para trazer as crianças ficaram felizes. Os pequenos arrasaram, dançaram e brincaram muito bem, foi lindo de ver, todos mandaram bem nas coreografias que ensaiamos. Como o Natal traz essa vibe de renovação e reflexão, acho que conseguimos captar essa atmosfera de alegria para todos, e isso é incrível!"