Reforçando o atendimento integral à saúde ginecológica, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está promovendo o Curso em Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no Planejamento Sexual e Reprodutivo. A capacitação ocorre em duas etapas e já realizou mais de 2 mil procedimentos ginecológicos.
O curso é promovido em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), e o Hospital Sofia Feldman da cidade Belo Horizonte (MG). Na tarde da quinta-feira, 25, ocorreu o debate sobre a 1ª etapa da capacitação, na Câmara Municipal.
O Planejamento Sexual e Reprodutivo é um curso destinado às enfermeiras da atenção primária à saúde e busca ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo, ampliando a liberdade de escolha das mulheres e contribuindo para a redução das taxas de mortalidade materna e infantil, que tem associação direta com a gravidez indesejada.
A 1ª etapa do curso ocorreu do dia 16 a 26 de agosto. Dez enfermeiras da atenção básica foram capacitadas. Durante o curso foram realizados os seguintes atendimentos ginecológicos: 351 consultas de enfermagem, 191 inserções de Dispositivo Intrauterino (DIU), 1.358 testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C, 234 exames de gravidez.
A 2ª etapa do curso ocorrerá do dia 18 a 24 de setembro, onde os preceptores retornam para verificar como estão as mulheres que foram atendidas na 1ª etapa. Além disso, ocorrerá a certificação das enfermeiras que participaram do curso. Essas profissionais serão multiplicadoras na consulta de enfermagem ginecológica em Santarém e região.
A titular da Semsa, Vânia Portela, agradece o apoio dos parceiros na realização da capacitação. “A parceira entre a prefeitura, a Semsa, o Cofen, o Coren e o Hospital Sofia Feldman foram essenciais para que essa capacitação fosse executada. Essas atividades são muito importantes, pois fortalecem as políticas públicas de assistência integral à mulher.”
“É muito gratificante participar de um momento tão importante para a nossa Atenção Primária, uma vez que com a qualificação da Consulta de Enfermagem Ginecológica, as mulheres de nosso município terão uma assistência integral, com plano terapêutico de acordo com a necessidade apresentada e acima de tudo com melhoria na qualidade da assistência”, informou a enfermeira Marli Sarmento, Referência Técnica em Saúde da Mulher da Semsa.