3. Saúde
  4. Julho Amarelo: CTA realiza mais de 8 mil testes durante campanha em Santarém
Julho Amarelo: CTA realiza mais de 8 mil testes durante campanha em Santarém Autor: Desconhecido

Julho Amarelo: CTA realiza mais de 8 mil testes durante campanha em Santarém

Alanda Matos
Ação de saúde também foi realizada em Alter do Chão

Autoria: Weldon Luciano

Ação de saúde também foi realizada em Alter do Chão

Durante todo o mês de julho, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu a campanha ‘Julho Amarelo’, com a finalidade de reforçar a vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Ao todo, foram realizados 8.211 testes rápidos para HIV/Sífilis/ Hepatite B e C, identificando 23 resultados positivos para HIV, 52 resultados positivos para sífilis, 06 resultados positivos para Hepatite B e 06 resultados positivos para Hepatite C.

O encerramento da campanha ocorreu na quarta-feira (28), com uma ação na Praça do Pescador na Orla da cidade, com 380 testes rápidos feitos e 720 preservativos e materiais educativos distribuídos. Ao longo da campanha foram distribuídos 4.680 preservativos.

Durante a campanha foram executadas diversas ações no município que envolveram acolhimento, orientação, distribuição de materiais de prevenção e realização de testes rápidos, sob a coordenação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE). As equipes estiveram no Belo Centro, em Alter do Chão, na Praça de Eventos, hospitais e Unidades Básicas de Saúde.

Julho Amarelo

A Campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Centro de Referência

O CTA/SAE de Santarém é referência na promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamentos de infecção por IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais B e C. Conta com equipe multiprofissional, composta por: médicos infectologistas, assistentes sociais, bioquímicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, biólogo, biomédicos, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, técnicos em biodiagnósticos, serviços gerais, vigilante e motorista.