3. Saúde
  4. Julho Amarelo: CTA promoverá ações em diversos pontos de Santarém
Julho Amarelo: CTA promoverá ações em diversos pontos de Santarém Autor: Desconhecido

Julho Amarelo: CTA promoverá ações em diversos pontos de Santarém

Katiane de Jesus
...

Autor: Weldon Luciano

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove a campanha do Julho Amarelo. Com a finalidade de reforçar a vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) realiza durante o mês diversas ações no município. Estão previstas ações de panfletagem, orientação e visitas nas unidades de saúde para intensificar a conscientização à população.

Na sexta-feira (9), haverá panfletagem no Porto do D.E.R. Entre os dias 9 e 13 de julho será a vez de atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): Santarenzinho, Fátima, Santo André, Nova República, Salvação, Uruará. Ações também devem ser desenvolvidas em Alter do Chão (17 de julho) e na Praça de Eventos da Avenida Anísio Chaves, no Bairro Aeroporto Velho (23 de julho). O encerramento acontece no dia 28 de julho na Orla da cidade.

A Campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

O Centro de Referência CTA/SAE de Santarém é referência na promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamentos de infecção por IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais B e C, de referência ao bloco aos 19 municípios da região, como: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Juruti, Jacareacanga, Mojui dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Placas, Rurópolis, Terra Santa, Trairão, totalizando cerca de 992.850 habitantes (IBGE, 2019).

O CTA/SAE de Santarém conta com equipe multiprofissional, composta por: médicos infectologistas, assistentes sociais, bioquímicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, biólogo, biomédicos, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, técnicos em biodiagnósticos, serviços gerais, vigilante e motorista.