3. Saúde
  4. HMS realiza mais de 2 mil tomografias de dezembro de 2023 a abril de 2024
HMS realiza mais de 2 mil tomografias de dezembro de 2023 a abril de 2024 Autor: Ândria Almeida - HMS/UPA

HMS realiza mais de 2 mil tomografias de dezembro de 2023 a abril de 2024

Ândria Almeida
Desde a inauguração do tomógrafo, em fevereiro de 2021, o hospital já realizou mais de 20 mil exames de tomografia computadorizada.

A pequena Ana Laura, de apenas 8 anos, é um exemplo de como um diagnóstico precoce pode ser vital para um tratamento eficaz. Após ser diagnosticada com pneumonia e derrame pleural, a rápida intervenção médica foi determinante para sua recuperação. Ana foi uma das 2.226 pessoas que precisaram de exame de tomografia computadorizada no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) entre dezembro de 2023 e abril de 2024.

Desde a inauguração do tomógrafo em fevereiro de 2021, o hospital já realizou mais de 20 mil exames de tomografia computadorizada, mostrando a relevância desse equipamento para os pacientes de Santarém e região.

Para Rafaelly Nascimento de Almeida, mãe de Ana Laura, o exame foi essencial para um diagnóstico preciso.

"Ela chegou na UPA muito debilitada, sem apetite e com febre alta. Felizmente, foi transferida rapidamente para o hospital municipal, onde recebeu tratamento adequado e já está melhorando. Sou muito grata à equipe, que foi extremamente atenciosa e acolhedora. Hoje, ela está fazendo uma tomografia para ajudar no seu tratamento", relatou.

A paciente Elenez dos Santos deu entrada no hospital municipal com fortes dores abdominais e um diagnóstico de pedras na vesícula. Durante sua internação no HMS, após passar por um exame de tomografia, a paciente descobriu também uma inflamação no apêndice.

Ela ressalta a importância da tomografia para fechar o diagnóstico.

"Foi de extrema relevância, porque não tinha como saber também quantas pedras tinham. Além disso, não teria descoberto o outro problema no apêndice”, enfatizou.

A presidente do Comitê Gestor do HMS e UPA, Layanna Calderaro, ressalta a importância do equipamento.

"Nosso tomógrafo é fundamental para apoiar uma ampla gama de diagnósticos. Em pouco mais de três anos, já realizamos mais de 20 mil exames, proporcionando diagnósticos precisos e contribuindo significativamente para a saúde dos nossos pacientes”, destacou.