Um levantamento realizado pelo Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) aponta que, no período de janeiro a setembro de 2023, o HMS e o Pronto Socorro Municipal (PSM) registraram 18.249 atendimentos e 34.903 procedimentos de fisioterapia. Esse número evidencia o empenho e comprometimento dos fisioterapeutas de ambas as unidades. O Dia do Fisioterapeuta, celebrado nesta sexta-feira (13), é uma oportunidade para destacar a contribuição desses profissionais.
Segundo o balanço, os meses com maior demanda de atendimentos e procedimentos em fisioterapia foram março, maio e agosto. Em março, foram realizados 2. 262 atendimento e 4.258 procedimentos, já em maio, o HMS e o PSM registraram um total de 2.008 atendimentos e 3.692 procedimentos, demonstrando uma intensa atividade. No mês de em agosto, mesmo apresentando uma ligeira queda no número de atendimentos, com 1.893 registros, os procedimentos se mantiveram em alta, totalizando 3.698.
Wemersson Castro Alves, caseiro, está em tratamento na Arena Estadual após um acidente com um galho seco de árvore que quebrou seu braço. Ele precisou fazer uma cirurgia. “Estava trabalhando quando o galho caiu em cima de mim. Já fiz uma cirurgia e vou fazer outra. A fisioterapia tem me ajudado a melhorar o movimento e diminuir a dor no braço", contou.
Luís Afonso, supervisor técnico de fisioterapia do HMS e PSM, compartilha com orgulho os avanços e os desafios enfrentados pela equipe. “Este ano, especialmente, nos mostrou a força e a resiliência da fisioterapia. Frente a um cenário ainda desafiador, nossa equipe se adaptou, se reinventou”, enfatizou.
Ele continua: "Cada número nas estatísticas representa uma história, um desafio superado, uma família que vê um ente querido retomando sua vida. A fisioterapia é uma profissão que abrange o diagnóstico, prevenção e tratamento de diversos distúrbios cinético-funcionais, desde tratamentos musculoesqueléticos até cuidados neurológicos e cardíacos. Nosso principal objetivo é devolver a qualidade de vida aos pacientes”,destacou.
A fisioterapeuta Isabelle Freires, com quatro anos de atuação na equipe do HMS e PSM, destaca a essência da profissão. “Ser fisioterapeuta é ser empático e ir além da fisioterapia. Envolve um trabalho humanizado com os pacientes e dedicar sua vida em prol do outro. É um ato de amor acima de tudo. A fisioterapia não é apenas uma profissão, é uma vocação”, enfatizou.